Ian Callum, o antigo designer da marca britânica, revelou que foram retirados dos planos desportivos e berlinas, para dar lugar ao polémico Type 00.
A Jaguar está prestes a entrar numa nova era de eletrificação pura, tendo como referência um GT de quatro portas que estreará este ano. Esse novo modelo ainda não é conhecido, mas o formato do seu protótipo Type 00 já causou bastante polémica pela ruptura com a gama anterior. Durante anos, a marca britânica esteve a desenvolver um novo XJ, que foi cancelado a poucos meses do final do projeto. Esse modelo seria totalmente elétrico, mas a base suportava a inclusão de motores de seis cilindros, caso houvesse procura suficiente.
Agora, para incendiar um pouco mais as coisas, o antigo designer, Ian Callum, diz que criou novas gerações para a berlina XF e para o SUV F-Pace antes de sair da Jaguar em 2019, e que ambos os projetos foram riscados para abrir caminho para o Type 00. Mais difícil de ouvir é que estava também a ser desenvolvido uma segunda geração do F-Type e que acabou por ter o mesmo fim. Ouvido no Road to Success Podcast, Callum confessa a sua particular tristeza pelo cancelamento do F-Type, considerado por ele como “um dos últimos grandes modelos da Jaguar”.
Curiosamente, a propósito do Type 00, Callum descreveu-o como sendo um “carro elegante, arrojado e com muitos atributos de design positivos, mas não é bonito e os Jaguares têm de ser bonitos.” Além disso, o britânico considerou-o “demasiado retro”.