Novo Porsche Cayenne GTS traz V8 de 500 cv

Porsche Cayenne GTS

De regresso à gama do SUV, esta versão herda elementos da suspensão do Turbo GT.

A Porsche lançou a terceira geração do Cayenne há três anos, mas só agora é que o GTS regressou à gama. Disponível quer no formato SUV convencional quer na variante Coupé, este GTS (Gran Turismo Sport) posiciona-se entre os modelos mais convencionais da gama Cayenne e os assumidamente desportivos Turbo S E-Hybrid e Turbo GT. O destaque vai para o renovado motor V8 4.0 biturbo a debitar 500 cv e 660 Nm – mais 40 cv e 40 Nm do que o antecessor e mais 25 cv Cayenne S equipado com este mesmo bloco. O motor surge associado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades Tiptronic S responsável por enviar a potência para as quatro rodas através do sistema Porsche Traction Management (PTM). Com afinação similar à que se encontra no Turbo GT, este sistema conta com um sistema independente de arrefecimento a água, permitindo maior durabilidade durante uma condução mais “empenhada”.  O incremento de potência reflete-se em melhores prestações, com o novo GTS a ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 275 km/h.

Incluída de série neste modelo surge a suspensão pneumática com duas câmaras e amortecimento adaptativo, 10 mm mais baixa face às versões convencionais. O comportamento melhorou devido ao aumento do camber negativo nas rodas da frente em 0,58 graus e aos rolamentos de pivot herdados do Turbo GT. O sistema ativo de estabilização de rolamento (Porsche Dynamic Chassis Control) é opcional, embora o Porsche Torque Vectoring Plus seja incluído de fábrica.

Visualmente, o novo GTS segue muitos elementos do mais recente Cayenne, incorporando alguns detalhes desportivos. Realce para as entradas de ar no para-choques dianteiro ao estilo do Turbo GT, complementados pelos faróis escurecidos. Existem ainda logos GTS nas portas e na tampa da mala, além das ponteiras de escape com acabamento em bronze escuro. O toque final são as jantes de 21 polegadas RS Spyder Design pintadas em antracite e complementadas por pinças em vermelho, além de um spoiler traseiro adaptativo. Adicionalmente, existem três packs Lightweight Sport, que reduzem até 25 kg o peso do conjunto.

Por dentro, realce para os revestimentos em Race Tex, combinados com couro e pespontos em vermelho. O GTS inclui ainda um painel de instrumentos curvo, um novo ecrã de infotainment e, em opção, um ecrã para o passageiro da frente. Já o sistema de som Bose Surround System é oferecido de série, tal como o volante desportivo aquecido GT.

Já disponível para encomenda, o novo Cayenne tem preços a arrancarem nos 196.041 euros no modelo “normal” e nos 199.588 euros nos coupé. A entregas começarão no verão.

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