Novo Aston Martin Vanquish terá motor V12 de 835 cv

Aston Martin Vanquish V12

Bloco biturbo brilhará já a partir deste ano numa série de modelos exclusivos e de edição limitada.

A Aston Martin anunciou que utilizará um novo motor V12 biturbo no novo Vanquish. Apesar de ainda não serem conhecidos todos os dados referentes a este novo bloco, nomeadamente a cilindrada, sabe-se que contará com bielas reforçadas, cabeças dos cilindros redesenhadas, um novo sistema de admissão, árvores de cames com um novo perfil, além de uma dupla de turbos atualizada. Segundo o responsável técnico da marca britânica, Roberto Fedeli, o novo motor de doze cilindros debitará 835 cv e 1000 Nm – mais 105 cv e 100 Nm que o DBS 770 Ultimate (com motor 5.2), ficando apenas abaixo do exemplar único Victor e do hipercarro Valkyrie.

Em comunicado, a Aston Martin ressalva que este novo V12 (cujo som poderá já ser ouvido no vídeo abaixo) ficará reservado a modelos mais exclusivos e a edição de produção limitada, incluindo um novo modelo de topo que estreará ainda este ano – o Vanquish (cuja geração anterior foi descontinuada em 2018). Ao que parece, o emblema de Gaydon optará por manter a fórmula de sucesso neste novo grand tourer, que sucederá ao DBS: motor dianteiro e tração traseira. Este incremento da potência será acompanhado de uma nova afinação do chassis, com amortecedores reconfigurados e maior rigidez em ambos os eixos, de modo a melhorar a performance em curva.

Fotos espia recentes mostram que o novo Vanquish terá elementos visuais que o ligam ao DB12, com novas entradas de ar sobredimensionadas, uma grelha dianteira mais larga e um lábio dianteiro mais pronunciado. Atrás, haverá um difusor maior para melhorar a performance aerodinâmica e quatro ponteiras de escape.

O novo Vanquish será revelado este verão, possivelmente no decurso da Monterey Car Week – evento no qual foram mostrados nos últimos anos o Valhalla, o DBR22 speedster e o Valkyrie Spider.

Deixe um comentário

*