Renovado Porsche Cayenne traz mais potência

Porsche Cayenne

Além de uma versão de topo Turbo GT com 650 cv, o SUV beneficia de mudanças significativas no interior.

A Porsche atualizou o Cayenne e o Cayenne Coupé. O facelift, apresentado no Salão de Xangai, na China, e cujas primeiras entregas estão previstas para o verão, contempla mudanças exteriores, uma alterações significativas no design do interior e um aumento relevante de potência em toda a gama. Assim, o modelo de acesso continua com o motor V6 3.0 turbo a debitar 353 cv e 500 Nm (mais 13 cv do que antes, oriundos de um 2.9). Por sua vez, o plug-in E-Hybrid, que utiliza o mesmo motor V6 turbo, recebe mais potência do motor elétrico, o que resulta numa potência combinada de 470 cv (um aumento de 8 cv). Nesta versão eletrificada, a bateria aumenta a sua capacidade de 17,9 para 25,9 kWh, o que deverá resultar num crescimento da autonomia elétrica (ainda não anunciada). A isso junta um novo carregador de bordo de 11 kW que permite carregar o carro em casa em menos de 2h30. Já o Cayenne S passa a contar com um motor V8 4.0 biturbo em vez de um V6, que cresce o débito de potência para 474 cv e 600 Nm (mais 34 cv). Nesta versão, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, quando equipado com o Sport Chrono Package opcional. A velocidade máxima é de 273 km/h. Por fim, o topo de gama Cayenne Coupé Turbo GT passa a debitar 650 cv (mais 19 cv do que antes). Esta variante mais desportiva anuncia 0-100 km/h em 3,1 segundos. O Turbo GT surge equipado de fábrica com quatro rodas direcionais, travões carbocerâmicos e ponteiras de escape em titânio. De fábrica, o Cayenne passa a incluir a suspensão ativa e atualizações significativas no sistema de amortecimento. A suspensão pneumática é de série no Turbo GT. Segundo o fabricante, são mais notórias as diferenças entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus.

Visualmente, o Cayenne mantem as mesmas proporções, mas ganha faróis LED Matrix de série, com um formato mais afilado. A isso junta um novo capot e para-lamas reconfigurados. Na traseira, realce para os farolins redesenhados. Há ainda três novas cores: Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey. Por sua vez, o Cayenne Coupé passa a contar em opção com o Lightweight Sport Package que permite poupar 33 kg.

O interior foi completamente reformatado. À frente do condutor existe agora um painel de instrumentos digital com 12,6 polegadas e passa a ser possível escolher entre os modos de condução no volante. Realce ainda para novos sistemas de auxílio à condução, incluindo o assistente de manutenção na faixa, que passa a ser de fábrica. A consola central redesenhada passa a contemplar de série um ecrã de 12,3 polegadas e o punho da caixa passa a ser figurar entre os dois ecrãs. Existe também um painel que mistura vários comandos, incluindo os dos AC. Há igualmente uma doca para carregar o smartphone por indução. Do lado do passageiro, em opção, pode ser encaixado um ecrã de 10,9 polegadas, que pode gerir a navegação ou ver vídeos em streaming.

O renovado Cayenne conviverá a partir de 2025 com um novo Cayenne elétrico.

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