KGM (ex-SsangYong) regressa com SUV elétrico Torres EVX

KGM Torres EVX

Marca sul-coreana, agora com novo nome, prevê lançar ao todo três modelos “zero emissões” ainda este ano.

A KGM (KG Mobility), marca anteriormente conhecida por SsangYong, vai lançar na primeira metade deste ano um novo SUV. Este modelo chama-se Torres EVX. O referido modelo de cinco lugares, que estará disponível também na Europa, tem opção de motor elétrico e a combustão. O Torres a gasolina terá um motor 1.5 de quatro cilindros turbo de 163 cv herdado do Korando, acoplado a uma caixa automática de seis velocidades. Anuncia 0-100 km/h em 10,8 segundos. Inicialmente, estará disponível com tração dianteira, mas está previsto que haja também opção 4×4 a partir do verão. Por sua vez, o Torres elétrico EVX, com um visual mais futurista (com uma barra em LED em vez dos faróis tradicionais), terá 204 cv e prestações melhores. A bateria de 73,4 kWh de capacidade permitirá um alcance até 462 km. Estima-se que poderá carregar até 100 kW.

Por dentro, ambas as versões do Torres contarão com uma dupla de ecrãs de 12,3 polegadas (um para a instrumentação e outro tátil para o sistema de infotainment, que concentra quase todas as funções do carro e compatível Apple Carplay e Android Auto). O bagageira tem 703 litros de capacidade, extensível a 1662 litros com o rebatimento da segunda fila de bancos (capaz de o fazer numa disposição 60:40). De fábrica, o Torres traz um sistema de travagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa, sensores de estacionamento à frente e atrás e câmara de marcha-atrás). O SUV traz também um chassis cuja composição é 81% em aço de alta resistência. No Reino Unido, o Torres EVX começará na ordem dos 47 mil euros.

Ao todo, a KGM (agora pertencente aos chineses da BYD) prevê colocar no mercado mais três modelos “zero emissões” – uma pick-up, um SUV compacto (a lançar na segunda metade deste ano) e um SUV de grandes dimensões . A referida pick-up (que partilhará a sua base com o Torres EVX) é conhecida para já pelo nome de código O100, o SUV compacto (que adotará alguns elementos de design da segunda geração do Korando) é conhecido por KR10 e o SUV maior por F100.

1 Comment

  1. Não encontro outras referências à KG Mobility ser propriedade da BYD, oficialmente é parte do grupo KG e tem uma parceria técnica com a BYD.

Deixe um comentário

*