Novo A6 e-tron é o Audi mais aerodinâmico de sempre

Audi A6 e-tron

Disponível no formato Sportback e Avant, o elétrico traz no lançamento as versões performance e S.

A Audi mostrou o novo A6 e-tron, um novo modelo elétrico disponível no formato berlina Sportback e carrinha Avant, além das versões mais desportivas S. O familiar tem 4,93 metros de comprimento e evolui a partir da plataforma PPE (a mesma do Q6 e-tron e do Porsche Macan elétrico), com arquitetura de 800V. No lançamento, este concorrente de propostas como o BMW i5 e o Mercedes-Benz EQE traz as versões performance com 367 cv/270 kW e tração traseira e S6 com 503 cv/370 kW (551 cv/405 kW em overboost) e tração integral. A autonomia homologada é de 756 km no Sportback e 720 km na Avant. O sprint de 0 a 100 km/h é cumprido em 5,4 segundos e a velocidade máxima é limitada a 210 km/h na versão performance e 3,9 seg. e 240 km/h no S6. O A6 e-tron vem equipado com  uma bateria de 100 kWh de capacidade, podendo carregar a 270 kW em corrente contínua e 11 kW em corrente alternada (embora seja possível, mais tarde, aumentar o valor para 22 kW).

Por dentro destaque para os dois ecrãs de grandes dimensões: um painel de instrumentos de 11,9 polegadas e um sistema de infotainment com 14,5 polegadas. Em opção existe outro ecrã de 10,9” para o passageiro da frente. Opcional é também o HUD. Os espelhos retrovisores podem ser convencionais ou ter câmaras, uma solução que traz benefícios aerodinâmicos (permitindo um aumento da autonomia até 7 km). Pela primeira vez, os espelhos com câmara são rebatíveis. Novo é também o software de gestão eletrónica E³ 1.2 electronic feito a partir da base Android Automotive que coloca em comunicação o infotainment, o sistema propulsor ou os sistemas de assistência à condução, entre outros, permitindo a troca de informação entre os mesmos e otimizando os recursos da viatura, bem como facilitar a interação com o condutor. Em opção existe um teto panorâmico em vidro capaz de regular a incidência de luz no interior. A bagageira do A6 elétrico tem 500 litros de capacidade. Já a suspensão tem uma configuração de triângulos sobrepostos no eixo da frente e multibraços atrás. Existe a opção de ter amortecimento pneumático e de rigidez regulável.

De fábrica, o carro traz jantes de 19”, embora exista a opção de 20 e 21. O Sportback tem coeficiente aerodinâmico de 0,21 (o melhor registo de sempre num modelo da Audi) e a Avant 0,24. Visualmente, os novos A6 e-tron seguem os concept apresentados em 2021 e 2022, para os formatos Sportback e Avant, respetivamente. As mudanças incluem faróis, o contorno da grelha em preto, os puxadores das portas e os farolins a todo a largura.

Deixe um comentário

*