Previsto para 2026, o modelo de acesso da Gazoo Racing terá tração dianteira e um motor 1.3 de 150 cv.
Atualmente, a Toyota utiliza o nome Starlet em “badge engineering” do Suzuki Baleno e Fronx na África do Sul. Contudo, a marca nipónica tem planos diferentes para o futuro do Starlet. Tal como já tinha sido falado há poucas semanas, o objetivo é produzir um trio de modelos a partir de uma base comum: um Starlet, um novo Suzuki Capuccino e um sucessor do Dahiatsu Copen.
A japonesa Best Car avança agora com novos dados que dão conta de um GR Starlet, um modelo subcompacto feito a partir da mesma base TNGA-B utilizada no Yaris, a chegar em 2026. Esta nova família Starlet inclui uma versão de competição Rally 4 e uma versão de estrada que se posicionará como um novo membro de acesso da Gazoo Racing. Recorde-se que o Starlet original foi o antecessor do Yaris, e teve cinco gerações, que estiveram em catálogo entre 1973 e 1999. Agora, a Toyota quer recuperar a designação sob a forma de um modelo a posicionar entre o Aygo X e o Yaris, sob a forma de um hatchback de cinco portas com cerca de 3850 mm de comprimento, cerca de 150 mm a mais que o Aygo X, mas menos 90 mm que o Yaris.
Além da versão de ralis, a marca japonesa tem na calha uma variante GR que contará não só com um visual mais ousado (na imagem, um “render” digital da Carscoops), como também terá um chassis mais apurado e um motor mais potente. Estima-se que o novo “hot hatch” de tração dianteira terá um motor 1.3 de três cilindros turbo derivado do 1.6 utilizado na dupla GR Yaris/GR Corolla, a debitar cerca de 150 cv e uma caixa manual de seis velocidades. Estas caraterísticas permitirão obter um peso a rondar os 980 kg, sensivelmente menos 300 kg que o GR Yaris.
Para poder correr no Rally4, a Toyota será obrigada a produzir 25 mil unidades da versão de estrada. Estima-se que o GR Starlet entrará em competição na temporada 2027.