Neuville vence Rali de Portugal

A Hyundai esteve ao mais alto nível na prova disputada no norte do país. Com este triunfo, o piloto belga conseguiu assumir o comando do mundial de Ralis. Com outro Hyundai i20, Armindo Araújo foi o melhor entre os nacionais.

A 52ª edição do Rali de Portugal (a sexta prova do campeonato) foi ganha pelo belga Thierry Neuville (Hyundai), que com este triunfo conseguiu ascender ao primeiro lugar do WRC (com 119 pontos), ultrapassando Sébastien Ogier (M-Sport), que não somou qualquer ponto território luso (mantendo os 100 pontos). A prova que se disputou no norte do país foi extremamente discutida entre os da frente, tendo tido 11 vencedores diferentes (em 13 pilotos) nos troços disputados. As emoções estiveram ao rubro com Ott Tanak (Toyota, atual terceiro da geral, que vinha de uma vitória na Argentina) e Hayden Paddon (Hyundai) a baterem quando comandavam a prova. Além disso, houve uma mudança de líder em todas as sete primeiras especiais disputada do rali.

A prova foi pouco feliz para os Toyota, que viram Tanak e Latvala abandonarem logo no primeiro dia, e para os Citroën, em particular para Kris Meeke, que devido a um grave acidente foi forçado a abandonar. Ogier também teve uma prova para esquecer, pois bateu na sexta-feira, algo que o afastou dos primeiros lugares e inclusivamente dos pontos. Foi precisamente na tarde desse dia que Neuville assumiu o comando da prova, embalando para o seu primeiro triunfo em solo nacional. Atrás do belga ficaram Elfyn Evans a 40 segundos do vencedor e Teemu Suninen (ambos da M-Sport) a 47,3 seg. do primeiro.

Resultados:

Pos         Piloto                                                 Equipa                                 Carro                    Diferença

1             Thierry Neuville, N.Gilsoul             Hyundai Shell Mobis WRT              Hyundai               3h49m46.6s

2             Elfyn Evans, D.Barritt       M-Sport Ford WRT           Ford       40.0s

3             Teemu Suninen, M.Markkula        M-Sport Ford WRT           Ford       47.3s

4             Dani Sordo, C.del Barrio Hyundai Shell Mobis WRT              Hyundai               1m00.9s

5             Esapekka Lappi, J.Ferm   Toyota Gazoo Racing WRT           Toyota  1m04.7s

6             Mads Ostberg, T.Eriksen Citroen Total Abu Dhabi WRT       Citroen  3m33.5s

7             Craig Breen, S.Martin      Citroen Total Abu Dhabi WRT       Citroen  5m23.0s

8             Pontus Tidemand, J.Andersson     Skoda Motorsport            Skoda    14m10.8s

9             Lukasz Pieniążek, P.Mazur             Printsport Oy      Skoda    16m17.3s

10           Stephane Lefebvre, G.Moreau     Citroen Total Rallye Team             Citroen  16m34.3s

Deixe uma resposta

*