Nova geração do SUV chega em março, estreando versões híbridas de 48V e Plug-in de três cilindros.
A segunda geração do Range Rover Evoque foi hoje mostrada em Londres (no Reino Unido). O novo modelo chegará ao mercado nacional em março. Feito com base na plataforma Premium Transverse Architecture, o SUV é feito de materiais mais leves mas é 13% mais rígido que o seu antecessor. Disponível apenas no formato de cinco portas, o novo modelo é 1 cm mais baixo, 20 mm mais largo e tem uma bagageira com 591 litros (mais 10% de capacidade). O aumento da distância entre eixos permitiu potenciar o espaço dos lugares posteriores. Esteticamente, manteve as formas que lhe deram fama, passando a ter uma linha de cintura mais elevada e cavas das rodas mais pronunciadas, permitindo encaixar jantes até 21 polegadas. Traz ainda novos faróis em LED matrix, “piscas” progressivos e puxadores retráteis.
Por dentro, as linhas horizontais continuar a dominar o tablier. Houve ainda um cuidado acrescido nos materiais e acabamentos. O novo Evoque conta com uma painel de instrumentos mais inclinado de modo a potenciar a visibilidade, ecrãs táteis que prometem ser mais intuitivos de utilizar e comandos rotativos. A consola central e as bolsas das portas são maiores e o apoio de braços é deslizante. Realce ainda para as novas combinações de cores, revestimentos e acabamentos, incluindo materiais reciclados. Ao nível de tecnologia, destaque para o ClearSight Ground View, que projeta no ecrã central imagens recolhidas por câmaras que apontam para baixo e para a frente do carro – dando assim uma perspetiva de 180 graus em terrenos mais complicados. Outra novidade é o ClearSight, que projeta no ecrã central imagens recolhidas pela câmara traseira – oferecendo um campo de visão de 50 graus, mesmo em situações de fraca luminosidade. No tablier há dois ecrãs táteis, de 10 e 12,3 polegadas e um head-up display a cores projetado no para-brisas. O ecrã central integra as funções de conetividade, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto, havendo ainda hotspot WiFi 4G, suportes para tablet e seis tomadas USB. Novidade é também a tecnologia de inteligência artificial Smart Settings, que aprende os hábitos do condutor, sendo capaz de ajustar a coluna de direção e a posição dos bancos, a temperatura ao A/C, tipo de música, números de telefone mais utilizados, funções de massagem, etc. – registando até oito perfis distintos. Por fim, destaque para a aplicação InControl Remote que permite através do smartphone ver nde o carro ficou estacionado, o nível de combustível, abrir as portas e ligar a climatização remotamente, entre outras funções.
O novo Evoque está disponível com motores Diesel e gasolina Ingenium de quatro cilindros. As variantes Diesel com caixa automática de nove velocidades e sistema de tração integral da gama – de 150, 180 e 240 cv Diesel e de 200, 250 e 300 cv a gasolina – contarão com versões híbridas MHEV, apoiadas por um sistema elétrico de 48V e com uma bateria que a velocidades inferiores a 17 km/h e em situações permite desligar o motor a combustão). Anunciam consumos médios de 5,6 l/100 km. Em março de 2020 chega a versão híbrida Plug-in com um motor de três cilindros e autonomia em modo elétrico de 50 a 60 km.