Novo Mazda3 traz tecnologia híbrida

Mazda3 View Gallery 12 photos

A nova geração do compacto nipónico traz ainda um motor a gasolina com compressão por ignição.

A Mazda estreou a nova geração do Mazda3 no Salão de Los Angeles, nos EUA, nos formatos hatchback de cinco portas e fastback de quatro portas. Tem lançamento previsto para a próxima primavera. Feito com base numa plataforma modificada Skyactiv Vehicle Architecture (com rigidez acrescida, melhorias na suspensão e prometendo uma redução no atraso de resposta da transmissão e uma redução dos níveis de vibrações e ruído), o modelo nipónico estreia uma nova linguagem estética (que evolui do Kai concept). Mais do que isso, traz em primeira mão os motores Skyactiv-X. Esta nova geração de motores a gasolina conta com um sistema de compressão por ignição, o que permite melhorar significativamente, segundo a marca, a eficiência face a um motor a gasolina convencional Skyactiv-G, quer ao nível de emissões de CO2, quer de consumos.

A marca japonesa ainda não revelou as especificações do novo motor 2.0 Skyactiv-X, mas no início do ano deixou a promessa de uma redução de consumos entre 20 a 30%. Esta tecnologia promete ainda melhor resposta a baixos regimes, mais binário, resposta mais linear e com prontidão, independentemente do regime, segundo a Mazda. O novo motor funciona em conjunto com um sistema elétrico de 24V, com um motor elétrico a assistir o motor térmico, com recuperação e energia na travagem e um alternador com função de motor de arranque. Este sistema M-Hybrid (“mild hybrid”) será também adotado nos restantes motores da gama: 1.5 e 2.0 Skyactiv-G e o 1.8 Skyactiv-D. Estarão disponíveis versões de caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Novidade é também o sistema de tração integral i-Activ AWD que funciona em conjunto com o sistema Torque Vectoring Control, que permite controlar automaticamente a distribuição de binário entre o eixo dianteiro e traseiro, melhorando a capacidade de resposta. Estas versões de tração integral ainda não estão confirmadas para o mercado nacional. No novo Mazda3, está ainda prevista uma nova geração de motores Diesel em 2020 e uma versão híbrida Plug-in em 2021.

Por dentro, o novo “3” conta com melhor ergonomia, visibilidade e ao nível da posição de condução mais confortável. O reconfigurado sistema de infotainment inclui um ecrã de 8,8 polegadas, prometendo um funcionamento mais intuitivo. Os altifalantes também foram reposicionados. Entre os sistemas de auxílio à condução, destaque para a câmara de infravermelhos e LED que faz uma leitura do que se passa em redor do carro, avisando o condutor quando existem situações de perigo. Há ainda o CTS (Cruising & Traffic Support) que passa a ter assistência em caso de engarrafamento ao nível do acelerador, travões e direção.

 

Deixe uma resposta

*