Rivian estreia-se com dupla elétrica de 764 cv

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A marca norte-americana apresentou-se no Salão de Los Angeles com SUV e pick-up elétricos.

A Rivian é uma start-up norte-americana apoiada por investidores do Médio Oriente que quer concorrer com a Tesla. Após nove anos de trabalho intenso apresentou-se, para o efeito, com dois produtos ambiciosos modelos elétricos, o SUV de sete lugares R1S e a pick-up de cinco lugares R1T, na edição do Salão de Los Angeles, nos EUA. Ambos os modelos têm tração integral e debitam um total de 764 cv. A plataforma (disponível para venda a outros fabricantes) utilizada em ambos os modelos permite é suficientemente modular para variar em tamanho e formato de carroçaria. Por exemplo, nesta dupla inicial de lançamentos da Rivian, o R1S (de dimensões similares às do Range Rover, com 5040 mm de comprimento) recorre a uma versão mais curta da referida base. Com 5465 mm de comprimento, a pick-up R1T é ligeiramente maior que um Mercedes-Benz Classe X. Ambos os modelos contam com um conjunto de baterias de iões de lítio encaixados no piso do carro. No caso do SUV, a versão de acesso conta com baterias de 105 kWh de capacidade, 386 km de autonomia e quatro motores elétricos (um por cada roda, com 200 cv) a debitar 408 cv. A versão intermédia tem baterias de 135 kWh, 764 cv e 500 km de autonomia. No topo da gama, apenas para versões de cinco lugares do SUV, está um conjunto de 180 kWh, com 709 cv, que promete autonomia para 680 km e anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos. No caso da pick-up, a autonomia baixa ligeiramente para 370, 482 e 643 km, respetivamente. Possuem uma suspensão de duplos triângulos sobrepostos à frente e multibraços no eixo posterior. O fabricante alega que o chassis está especialmente afinado para “off-road”. O piso foi reforçado em fibra de carbono e Kevlar de modo a proteger as baterias. A dupla conta com um ângulo de ataque de 34 graus e de saída de 30 graus.

Apesar do exterior relativamente distinto entre ambos os modelos, o R1S e o R1T são semelhantes no interior. Por dentro, são espaçosos e possuem materiais premium, destacando-se os dois ecrãs (um de 12,3 polegadas para a instrumentação e outro central e tátil de 15,6 polegadas). Ambos contam com uma zona de arrumação com 330 litros de capacidade na dianteira, com a pick-up a acrescentar um compartimento adicional entre as portas traseiras e as rodas traseiras.

Com o centro de design e engenharia localizado em Plymouth, Michigan (EUA), a Rivian tem um centro de desenvolvimento de baterias em Irvine, na Califórnia, tendo inaugurado recentemente um centro de engenharia em Chertsey, Surrey. A produção está prevista para uma antiga fábrica da Mitsubishi no Illinois, com capacidade para produzir 350 mil unidades/ano. Contudo, o ritmo inicial será de 50 a 60 mil unidades até 2025/26. O R1T começará a ser produzido no final de 2020 e o R1S no início de 2021 (a preços desde 62 mil euros). A Rivian já está a aceitar pré-encomendas (reembolsáveis) no valor de 890 euros.

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