Hyundai mostra robot que vai a todo o lado

Hyundai Elevate Concept View Gallery 6 photos

O protótipo Elevate é uma viatura de emergência com pernas robóticas.

A Hyundai apresentou hoje no CES, em Las Vegas, nos EUA, o protótipo Elevate, uma visão de futuro de um misto de carro e robot que é literalmente um todo o terreno. Dotado de pernas robóticas com rodas no final este concept desenvolvido pela CRADLE (divisão especialista em robótica do fabricante coreano) é capaz de caminhar, acedendo a locais normalmente inacessíveis a qualquer outra viatura de emergência. A utilização mais comum poderá ser a de dar acesso a pessoas com mobilidade reduzida em locais onde não há rampas, a locais até 1,50 metros de altura. Mas a Hyundai acredita que este modelo multipropósitos totalmente elétrico poderá ser útil em missões de busca e missões humanitárias, por exemplo.

As quatro “pernas” robóticas, construídas com motores incorporados, imitam a forma como alguns répteis e mamíferos se movimentam, permitindo que este peculiar protótipo se desloque em qualquer direção com facilidade, com grande amplitude de movimentos.

Outra particularidade do Elevate é que consegue recolher as “pernas” e comportar-se como uma viatura elétrica convencional na estrada.

Deixe um comentário

*