Toyota Supra está de regresso

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A estreia da quinta geração do desportivo nipónico será hoje no Salão de Detroit.

A Toyota recuperou o nome Supra, 17 anos depois. Mantendo a configuração dos antecessores de motor de colocação dianteira e tração traseira, o desportivo de dois lugares estreia hoje ao público no Salão de Detroit, nos EUA, tendo lançamento previsto para o final do verão.

Nesta quinta geração, o coupé designa-se Supra GR – tendo sido o primeiro modelo global desenvolvido pela divisão desportiva da Toyota a Gazoo Racing. Tal como é sobejamente conhecido, o novo Supra foi desenvolvido em conjunto com o BMW Z4. Aliás, é por isso que o novo Supra GR partilha com o roadster alemão o motor de seis cilindros em linha 3.0 turbo com 340 cv e 500 Nm de binário máximo (entre as 1600 e as 4500 rpm), a funcionar em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades. Este motor, com afinação específica da Toyota, possui um turbo de dupla entrada, injeção direta e comando variável de válvulas. Anuncia 0-100 km/h em 4,6 segundos. O Supra GR possui os modos de condução Normal e Sport, função launch control e um modo especial Track que reduz o grau de intervenção do controlo de estabilidade. Na Europa, será comercializado de série com um diferencial ativo.

Potencial concorrente do Porsche 718 Cayman S, entre outros, este Supra GR é descrito pela marca nipónica como um “puro desportivo”. Visualmente, o novo modelo enverga a linguagem “Condensed Extreme”, que funciona como uma reinterpretação do estilo clássico dos desportivos da Toyota. O capot alongado e rebaixado e a dupla bolha no tejadilho remetem nomeadamente para o 2000GT da década de 1960. Destaque ainda para a grelha central de grandes dimensões e faróis com seis elementos em LED. O Supra GR conta ainda com asas traseiras curvas proeminentes. A marca nipónica diz que um dos segredos da dinâmica do novo modelo está na distância entre-eixos curta (2470 mm) e nas vias largas (a largura total é de 1854 mm). O desportivo japonês inclui uma suspensão de tipo MacPherson no eixo dianteiro e independente de cinco braços no eixo posterior, com jantes de 19 polegadas, pneus Michelin Pilot Super Sport – ligeiramente mais largos no eixo traseiro – e pinças de travão da Brembo de quatro êmbolos. O modelo desenvolvido pela Gazoo Racing conta com uma rigidez estrutural superior à do supercarro Lexus LFA, um centro de gravidade mais baixo face ao do GT86 e uma distribuição de pesos 50/50 (possível graças ao motor “empurrado” o mais para trás possível).

O habitáculo é focado no condutor, inspirando-se nos monolugares de competição, com um ecrã central de 8,8 polegadas colocado numa posição baixa. Realce ainda para o volante em couro de três raios, bancos ao estilo da competição e instrumentação digital com ecrã de 8,8 polegadas. Muitos dos comandos são similares aos do “irmão” Z4. A mala tem 290 litros de capacidade. O Supra GR será produzido juntamente com o BMW Z4 em Graz, na Áustria. A produção na Europa é limitada a 900 unidades no primeiro ano. Os primeiros 90 clientes europeus a encomendar o carro terão a edição limitada A90 Edition (nome de desenvolvimento do carro) – na imagem -, com pintura exterior em Storm Grey mate, jantes pretas e interiores em couro.

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