Prevista para 2020, a nova geração da berlina desportiva terá versão de tração traseira e caixa manual.
Depois de revelar a versão com assinatura M Performance M340i, a mais “picante” à disposição na atual geração do Série 3, disponível em versões de tração traseira e integral, a BMW está a afinar os últimos pormenores do novo M3. Segundo a Car Magazine, a versão de topo da berlina chegará no início do próximo ano com uma versão Pure, de acesso à gama com tração traseira, caixa manual de seis velocidades e diferencial autoblocante eletrónico. O motor será um 3.0 de seis cilindros biturbo com cerca de 460 cv e um sistema de injeção a água – o mesmo da edição limitada M3 CS da geração atual.
A esta juntar-se-á a versão de tração integral dotada de um modo de tração traseira, similar ao do atual M5. Esta versão terá cerca de 480 cv contará (mais 20 cv que o modelo Pure) e uma caixa automática de oito velocidades. Esteticamente esperam-se diferenças entre ambas as versões. O M3 Pure contará com um avental dianteiro e traseiro e também jantes e uma cor exterior específica. Por dentro, haverá um revestimento em tecido e alcantara único para esta versão, a que se juntam alguns detalhes próprios, tais como o grafismo do painel de instrumentos.
O M4 coupé e cabrio também contarão com versões Pure. O coupé terá uma versão Competition em 2021 com 510 cv. Já no próprio M3 estão previstas as versões M3 CS a rondar os 530 cv e a CSL com 550 cv. Ao contrário do que foi veiculado inicialmente, uma fonte da BMW M assegura que não haverá nenhuma M3 Touring (carrinha). Ao invés disso, está prevista a versão mais familiar M4 Gran Coupé para 2020.