Maserari Alfieri chega no próximo ano

Maserati Alfieri Concept View Gallery 3 photos

Versões pré-série do supercarro “eletrificado” começarão a ser produzidas em meados de 2020.

A Maserati surpreendeu com o protótipo Alfieri em 2014 e desde essa altura que o modelo vem figurando nos planos de lançamentos da FCA, tendo sofrido diversos atrasos. Agora, apesar de não confirmar o nome Alfieri para o modelo final, a marca italiana revelou que o supercarro começará finalmente a ser produzido no próximo ano na renovada linha de montagem de Modena, em Itália. A produção das versões pré-série arrancará na primeira metade de 2020, mas está previsto o arranque oficial da produção do novo modelo no outono. O novo desportivo com configuração de 2+2 lugares será lançado no formato coupé e cabrio e terá três ofertas de motor, todas elas “eletrificadas” – incluindo uma versão elétrica com três motores, com tração integral dotado de um sistema de vectorização de binário e baterias de 800V, a que se juntará um híbrido Plug-in. A versão elétrica não estará disponível no lançamento. A base da gama será composta por um V6 biturbo de 410 cv associado a tração traseira e uma versão híbrida Plug-in com base num V6.

O novo modelo, um substituto espiritual do GranTurismo e do GranCabrio, contará com elementos aerodinâmicos ativos, numa mistura entre luxo e performance. Segundo Tim Kuniskis, o patrão da marca à Autocar, o Alfieri será capaz de fazer 0-100 km/h em cerca de 2 segundos e terá uma velocidade máxima de 300 km/h. O “novo” Alfieri será feito a partir de uma plataforma em alumínio que já permite a “eletrificação”. O hardware elétrico acrescenta 175 kg face a um modelo de motor convencional. O Alfieri contará com um sistema de condução semi-autónoma de nível 3. Recorde-se que o protótipo apresentado há cinco anos era feito com base no GranTurismo MC Stradale e era animado por um motor V8 4.7 com 460 cv. Na altura, o objetivo era produzir o modelo com um V6 com versões de 410, 450 e 520 cv, nos formato coupé e cabrio, com versões de tração traseira e integral.

O Alfieri deverá começar a ser comercializado em meados de 2021. Segundo os planos revelados há oito meses, até 2022, a Maserati prevê renovar toda a gama, apostando num novo Quattroporte, o facelift do Ghibli e novo Levante, e num novo SUV abaixo do Levante. Contudo, a marca italiana vai dizendo que o plano está neste momento a ser reanalisado.

Deixe um comentário

*