Seat mostra protótipo elétrico el-Born com 204 cv

Seat el-Born concept View Gallery 9 photos

O hatchback será apresentado num formato próximo da produção no Salão de Genebra.

A Seat apresentou o seu primeiro modelo elétrico em nome próprio, o el-Born. A nova criação de Martorell será apresentada no início da próxima semana no Salão de Genebra num formato 95% “production ready”. Trata-se de um hatchback de veia desportiva que foi desenvolvido juntamente com um dos novos Volkswagen I.D. Previsto para 2020, o novo modelo espanhol foi desenvolvido com base na nova plataforma modular para elétricos MEB do grupo VW. O el-Born surge com uma bateria de 62 kWh colocada no piso do carro, anunciando 0-100 km/h em 7,5 segundos. Dotado de um sistema de gestão térmica que permite maximizar a autonomia em tempo quente (poupando até 60 km, segundo a marca), o elétrico da Seat é igualmente compatível com um sistema de carga rápida a 100 kW DC – o que possibilita carregar 80% em 47 minutos. O modelo de 204 cv anuncia uma autonomia para 420 km.

O desenho do el-Born conta vários elementos que potenciam a aerodinâmica do carro. O pilar A surge mais adiantando do que é habitual, levando a ganhar mais espaço no interior. A traseira conta com uma tira em LED a toda a largura da tampa da mala e um duplo spoiler, sendo ainda de salientar as jantes de 20 polegadas com desenho de turbina. Num interior orientado para o condutor, destaque para o ecrã tátil de infotainment com 10 polegadas. Há ainda um espaço de arrumação de grandes dimensões no local normalmente ocupado pelo túnel da transmissão. Os sistemas de assistência à condução incluem a condução autónoma de nível 2, que permite assumir o controlo da direção, aceleração e desaceleração sem intervenção do condutor, a que se junta um sistema de estacionamento inteligente, entre outros.

O el-Born será feito juntamente com o VW I.D. hatch em Zwickau, na Alemanha. A esta dupla juntar-se-á ainda um Skoda de caraterísticas similares.

Deixe um comentário

*