Audi Q4 e-tron antecipa SUV elétrico

Audi Q4 e-tron Concept View Gallery 8 photos

Previsto para 2020, o SUV de formato coupé estreia no Salão de Genebra com 306 cv e 450 km de autonomia.

A Audi trouxe à edição deste ano do Salão de Genebra, que abre hoje as portas à imprensa, um estudo que aponta para uma variante elétrica de um novo SUV coupé a lançar no final de 2020. O Q4 e-tron concept é feito com base na plataforma modular MEB do grupo VW, tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,60 m de altura, o que faz dele mais pequeno mas mais largo que o Q5 atual.

Esteticamente aproxima-se do SUV maior e-tron (feito com base noutra plataforma, a MQ), a lançar ainda este ano, e do e-tron GT concept, com a caraterística grelha “single frame” e assinatura luminosa similar em LED. Contudo, uma vez que é mais compacto, assume um aspeto mais “musculado”, destacando-se as jantes de 22 polegadas. O coeficiente aerodinâmico é de 0,28. O protótipo surge com uma pintura especial Solar Sky, concebida para refletir menos a luz solar para o interior. Por dentro, a distância entre eixos de 2,77 metros e a ausência de um túnel central permitem ganhos importantes ao nível da habitabilidade. Com espaço para quatro ocupantes, destaca-se pelos materiais e instrumentação minimalista Virtual Cockpit específico, ecrã tátil de 12,3 polegadas e um comando rotativo na consola central.

O sistema propulsor do protótipo é formado por um motor elétrico traseiro com 205 cv e por um motor elétrico dianteiro mais pequeno que atua apenas quando há perdas de tração, dotando-o de tração integral. O conjunto surge com 306 cv (cerca de menos 100 cv que o e-tron maior). Anuncia 0-100 km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h. O Q4 e-tron conta com uma bateria com 82 kWh de capacidade e 510 kg, colocada no piso do carro, que pode ser carregada a 125 kW. É possível obter 80% da carga em meia hora. A autonomia total anunciada WLTP é de 450 km. A distribuição de peso é 50/50.

Deixe um comentário

*