Suzuki terá carrinha híbrida e SUV com base Toyota

Toyota Corolla Touring Sports

A Toyota produzirá um modelo para a Suzuki com base na Corolla híbrida e um SUV feito a partir do RAV4.

Os dois construtores nipónicos anunciaram que vão alargar a joint-venture partilhando a produção de modelos e tecnologia. A Automotive News Europe avança que a Toyota construirá uma versão para a Suzuki da sua carrinha Corolla Touring Sports (na imagem) em Burnaston, no Reino Unido, a partir do próximo ano. A fábrica de motores da Toyota, em Deeside, no País de Gales, ficará responsável pelo fornecimento de motores. A carrinha da Suzuki será muito parecida à original, disse um porta-voz da Toyota, que acrescentou que não haverá investimento adicional nem serão criados novos postos de trabalho na referida fábrica – uma vez que a marca investiu 277 milhões de euros para a produção do novo Corolla Hatchback e Touring Sports. As duas referidas fábricas empregam neste momento 3200 pessoas.

Do acordo faz também parte um SUV da Suzuki que será feito com base no Toyota RAV, que atualmente é produzido no Japão. Com estes dois novos modelos no portefólio, a Suzuki conseguirá reduzir o valor médio de emissões de CO2 na Europa, que sofrerá maiores restrições a partir do próximo ano.

Entretanto, a fábrica de motores da Toyota na Polónia ficará encarregue de construir propulsores a gasolina para a Suzuki. Estes motores, desenhados com contributo da Toyota, foram concebidos especificamente para modelos compactos.

Deixe um comentário

*