Maior dos protótipos elétricos VW prestes a estrear

Volkswagen I.D. Roomzz Concept View Gallery 3 photos

Prometendo uma nova configuração de bancos, o SUV I.D. Roomzz Concept será apresentado na China.

A Volkswagen confirmou que apresentará um novo protótipo elétrico I.D. no dia 16 de abril no Salão de Xangai, na China. Chama-se Roomzz e promete ser o maior de todos os concept cars da nova família de modelos I.D. que começará a ser produzida este ano. A versão de produção deste novo “full size” SUV de sete lugares (potencial concorrente do Tesla Model X) está prevista para 2022, sendo apontada sobretudo aos EUA e à China. Aliás, o novo modelo estará disponível na China com dois visuais distintos, com a VW a desenvolver uma versão para cada uma das joint-ventures naquele território (com a FAW e com a SAIC).

O Roomzz promete manter as linhas mestras dos restantes I.D., com linhas suaves que criam um aspeto aerodinâmico e uma frente caraterizada por faróis em LED a todo a largura. Por dentro, os designers da Wolfsburg prometem uma inovação para este novo protótipo, sem entrar em mais detalhes: “configurações de bancos totalmente novas”. O Roomzz surge ainda com luz ambiente personalizável e com um sistema de condução autónoma de nível 4 (designado por I.D. Pilot), que já não requer intervenção do condutor.

Os modelos I.D. serão feitos com base na nova plataforma modular específica para elétricos, a MEB, que permite encaixar baterias entre 48 e 111 kWh (podendo atingir até 550 km de autonomia). Nos próximos anos, a Volkswagen prevê lançar 70 modelos com base MEB, entre as diferentes marcas do grupo. A estimativa é rondar os 22 milhões de unidades vendidas. Até agora já foram mostrados os protótipos I.D. (hatchback), I.D. Crozz (SUV compacto), I.D. Buzz/Buzz Cargo (monovolume/comercial), I.D. Vizzion (berlina) e I.D. Buggy. Contudo, ainda há outros modelos em perspetiva para a nova família, nomeadamente uma versão coupé do SUV Crozz e uma carrinha derivada do I.D. Vizzion, mas sobretudo um modelo elétrico mais pequeno e barato.

Deixe um comentário

*