Jeep mostra seis protótipos do Gladiator

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Na edição do tradicional encontro Easter Jeep Safari, no deserto do Utah, nos EUA, há novas versões para todos os gostos da pick-up.

Com vem sendo tradição de há alguns anos a esta parte, a Jeep revelou um conjunto de seis concept para o encontro anual EasterJeep Safari, em Moab, no deserto do Utah, nos EUA. Os conceitos que serão mostrados nesta 53ª edição da concentração (entre 13 e 21 de abril), todos inspirados na nova pick-up Gladiator (derivada do jipe Wrangler), vão de um mais simples explorador “overlander” a um ousado “rock climber”.

O Gladiator Wayout foi concebido entusiastas do “overlanding” e que conta no topo do tejadilho com uma tenda, que permite albergar duas pessoas para uma dormida para que não tenham de dormir no chão. Para proteger do sol, tem também uma tenda de grandes dimensões e faróis em LED. Destaque ainda para os dois reservatórios de combustível colocados na zona lateral do jipe, suspensão 5 cm mais elevada, snorkel no pilar A, jantes de 17 polegadas com pneus off-road de perfil 37 e compressor ARB. O interior tem bancos em couro castanho mapas decorativos gravados a laser.

O protótipo Gladiator Flatbill está pronto para incursões pelo deserto. A carroçaria conta com para-choques mais pequenos, para melhorar o ângulo de entrada, cavas das rodas mais elevadas e capot em fibra de carbono com entradas adicionais, com os amortecedores traseiros preparados para suster grandes saliências. Mecanicamente, ganha eixos diferencial Dynatrac Pro-Rock 60 e uma suspensão 10 cm mais elevada. Tem jantes de 20 polegadas com pneus de perfil 40, caixa de carga com capacidade para transportar duas motos e rampas de rodas deslizantes que facilitam a entrada e saída das mesmas.

O Jeep Gladiator M-715 Five-Quarter concept remete para o histórico veículo militar M715 do final da década de 1960. O nome refere-se à capacidade de carga da pick-up em toneladas (1 1⁄4-ton). Apesar de estarmos perante um Gladiator da era moderna, a frente passa a ser em fibra de carbono e há uma caixa de carga em alumínio com 1,82 metros com ripas de madeira por detrás, tejadilho em lona, faróis HID com iluminação auxiliar em LED e farolins traseiros em LED. Para saídas do alcatrão dispõe de um eixo Dynatrac Pro-rock 60 à frente e Dynatrac Pro-rock 80 atrás. Em vez de molas de lâmina apresenta uma suspensão de tipo MacPherson. As jantes são de 20 polegadas Beadlock e os pneus têm perfil 40. As barras de proteção lateral estendem-se a todo o comprimento deste Gladiator, que debaixo do capot ventilado tem o motor V8 6.2 com compressor Hellcrate em vez do habitual V6 3.6, a debitar mais de 700 cv.

Apesar de o Gladiator atual estar disponível apenas no formato de carroçaria de quatro portas, o J6 Concept mostra como poderá ser uma futura versão de apenas duas. Este protótipo é um “piscar de olho” ao Jeep Honcho de 1978. Ao retirar duas portas, o comprimento da caixa de carga é 30 cm mais curto face ao modelo de produção – apesar de manter a mesma distância entre eixos do Wrangler de cinco portas. Na zona de carga, pintada da cor da carroçaria, encontramos uma roll-bar em aço com faróis em LED incorporados. Na dianteira há uma barra stinger no para-choques, jantes de 17 polegadas Beadlock e pneus de perfil 37. A suspensão é 5 cm mais elevada.

O Jeep Gladiator JT Scrambler é uma alusão ao nome pelo qual ficou conhecida CJ-7, uma pick-up da década de 1980. A mistura de cores Punk’N Metallic Orange com riscas e aplicações no capot Nacho mostram isso mesmo. Conta com jantes de 17 polegadas e pneus de perfil 37.

A suspensão é 5 cm mais alta, traz barras de proteção laterais e uma caixa de carga pintada na cor da carroçaria e uma roll-bar em branco com faróis em LED integrados.

Por fim, o Gladiator Gravity Concept é o verdadeiro aventureiro “rock climber”, que vai a todo o lado. Conta com uma suspensão 5 cm mais alta, jantes de 17 polegadas, pneus de perfil 37, barras de proteção laterais, faróis em LED de 7 polegadas no para-choques e projetores em LED de 5 polegadas nos pilares A. Tem portas formadas por uma estrutura formadas por barras de proteção tubular, um tejadilho mínimo e correias de fixação a segurar o para-brisas. Na zona de carga é formada por duas zonas, incluindo gavetas deslizantes e um cesto de carga.

Além dos protótipos, a Jeep apresentou um conjunto de acessórios da Mopar, incluindo um guincho à prova de água, jantes Beadlock e vários componentes para a suspensão.

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