Carroçador prepara BMW 2002 com 814 cv

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A Gruppe5 Motorsport pretende produzir 300 exemplares desta recriação equipada com motor V10.

Bebendo inspiração nos BMW 2002 Turbo “wide body” que correram no Grupo 5 em meados dos anos 1970 com as cores da AC Schnitzer, o carroçador sediado no Indiana, EUA, Gruppe5 Motorsport anunciou que produzirá uma versão extrema do BMW 2002 (cuja versão “normal” foi o Carro com História da autoDRIVE #6). Este carroçador sediado no Indiana, nos EUA, foi fundado por Tom Zajac, um entusiasta por BMW que correu com um 2002 TTI de 1972 na década de 1980 nos SCCA nos EUA. Em causa está uma edição limitada a 300 unidades: cem delas contarão com 814 cv e 746 Nm de binário com origem num bloco V10 5.9, o mesmo do M5 geração E60/61 e do M6 E63/64; as restantes 200 terão o motor V10 5.8 com 755 cv e 712 Nm. Este motor foi desenvolvido para o IMSA por Steve Dinan, conhecido preparador da BMW. Ambas as versões do motor S85 surgem acoplados a uma caixa sequencial de seis velocidades XTrac, com patilhas no volante e com eixo da transmissão em carbono. Estes motores contam com cárter seco, novas cabeças dos cilindros, novo sistema de escape e nova ECU fornecida pela Motec. Ambas requerem a utilização de gasolina com 100 octanas. O projeto resulta ainda da colaboração com a Riley Technologies, responsável pelo chassis e construção, e da CarBahn Autoworks, cujo dono é Steve Dinan, que assume a responsabilidade do motor. Esta dupla venceu as 24 Horas de Daytona em 2011.

Esta conversão “extrema” é feita com base em carros fornecidos pelos clientes. A carroçaria é totalmente desmontada, restaurada e preparada contra corrosão. Apenas a estrutura do carro original é preservada, sendo que esta é sujeita a reforços estruturais em aço e carbono, e acrescentando a obrigatória roll-cage. Dos painéis da carroçaria, só o tejadilho é aproveitado. O resto dos painéis são em carbono: desde o para-choques (alargados), aos painéis laterais dianteiros, à asa e ao difusor traseiro. Este 2002 da Gruppe 5 conta com uma suspensão de competição de estilo “push-rod”, com quatro níveis de ajuste numa extensão de 7,6 cm, discos de travão carbocerâmicos, pinças de travão monobloco e ABS de competição da Bosch, desenvolvido para modelos de corridas, como por exemplo os do IMSA GTD e Porsche Cup. Conta com jantes de 19 polegadas com porca central, podendo encaixar pneus Michelin Pilot Sport Cup2 ou Pirelli Trofeo R para estrada ou “slicks” Forgeline GS1R de 18 polegadas da Michelin para pista. Numa carroçaria que foi alargada nos quatro cantos, destaque ainda para as saias laterais mais salientes, novas capas dos espelhos encaixadas nas portas, dupla ponteira de escape, uma grelha e farolins redesenhados e diferentes logótipos, por exemplo.

Por dentro, o BMW 2002 assinado pela Gruppe 5 foi totalmente modernizado, contando com bacquets Recaro Pole Position, uma reinterpretação do volante Nardi com 30 cm de diâmetro, painel de instrumentos programável a cores da Motec, ar condicionado elétrico da Riley e revestimentos em couro Connolly e aplicações em carbono. O habitáculo está forrado a Dynamat, de modo a reduzir o ruído proveniente do exterior, e o piso é revestido a tecido alemão. De acordo com a Road & Track, será construído um protótipo deste 2002 depois de Bill Riley regressar das 24 Horas de Le Mans, ou seja, em junho. Para ser homologado pela FIA, este modelo deverá incluir ainda redes de segurança, cintos de segurança de seis apoios, depósito específico, extintor, além de um botão “stop” de emergência. O macaco hidráulico é opcional. A versão base deste modelo deverá começar nos 777 mil euros e a versão mais potente nos 866 mil.

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