Lamborghini Huracán STJ marca a despedida do motor V10

Lamborghini Huracán STJ

Limitada a 10 unidades, esta versão do supercarro é uma evolução do STO, com melhorias ao nível do chassis e da aerodinâmica.

A Lamborghini mostrou o Huracán STJ, uma derradeira versão antes do fim de ciclo do supercarro. Limitada a 10 unidades, este novo Super Trofeo Jota é uma evolução da variante de tração traseira mais orientada para pista STO (Super Trofeo Omologato).

O STJ mantem grande parte das caraterísticas “lightweight” do STO, assim como a barbatana dorsal ao estilo de um modelo de competição. Contudo, os engenheiros da Squadra Corse optaram por melhorar o pack aerodinâmico aplicando uma asas dianteiras em carbono no para-choques, além de terem aumentado em 3 graus o ângulo da asa traseira de “duplo deck”. Esta mudanças foram suficientes para aumentar em 10% a “downforce” gerada, e a aderência extra é ainda reforçada por modificações que se escondem sob os quatro guarda-lamas. Realce igualmente para os amortecedores com quatro níveis de ajustamento ao estilo da competição, que substituem as molas ativas do STO. Esta solução permite utilizar molas mais suaves, sem comprometer a precisão da direção. As jantes forjadas de 20 polegadas com porca de aperto central parecem ser as mesmas do STO. Já o motor V10 5.2 naturalmente aspirado – que aqui faz a sua despedida definitiva da gama -, com 640 cv e 565 Nm, surge na mesma configuração do Huracán de estrada mais potente de sempre. Contudo, a marca italiana utiliza uns novos pneus Bridgestone Potenza, que, juntamente com as mudanças aerodinâmicas e ao nível do chassis garantem menos um 1 segundo numa volta ao circuito de Nardò face ao STO.

Esteticamente, é possível escolher entre uma combinação Grigio Telesto (cinzento) na carroçaria e tejadilho Nero Noctis (preto), ou um exterior Rosso Mars (vermelho) e apontamentos em Bianco Isi (branco). Cada STJ recebe uma placa com o número desta série limitada, sendo que existe a opção de uma placa personalizada com o acabamento de acordo com as suas especificações para o lado do passageiro.

Deixe um comentário

*