Da pista para a estrada: este é o Lamborghini Huracán STO

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Substituto do Huracán Performante conta com um motor V10 5.2 atmosférico a debitar 640 cv no eixo traseiro.

A Lamborghini apresentou a nova variante de topo do Huracán, o STO (acrónimo de Super Trofeo Omologata). Tal como o nome indica, trata-se de um novo modelo de estrada devidamente adaptado que incorpora elementos dos modelos Huracán Super Trofeo de competição e Huracán GT3. O STO chega na primavera de 2021 munido de um extenso pacote aerodinâmico de onde se destacam o capot, vãos laterais e para-choques feitos de uma única peça. A isso junta novas entradas de ar no capot que contribuem tanto para reduzir a temperatura do motor como para aumentar a “downforce”. O novo lábio dianteiro serve para direcionar o ar para baixo do carro e para o novo difusor traseiro. Os novos vãos traseiros foram concebidos de modo a reduzir a resistência ao ar na zona dianteira e ao mesmo tempo aumentar a “downforce” na traseira. A entrada de NACA integrada no para-lamas traseiro tem a função de assistir na admissão do motor e a cobertura do motor possui uma entrada de ar específica. O supercarro possui também uma barbatana traseira e uma asa traseira ajustável (derivado do modelo de competição) para estabilizar o STO em curva. Todos os componentes aerodinâmicos são feitos em fibra carbono laminada. Graças a todo este “arsenal”, a eficiência aerodinâmica deste STO aumentou 37% e o valor da “downforce” de 450 kg a 280 km/h é 53% superior face ao Performante.

Com menos 43 kg face ao seu antecessor, o Huracán Performante, este Huracán STO tem apenas 1339 kg de peso. Ao todo, 75% dos painéis da carroçaria são feitos em fibra de carbono e há jantes de 20 polegadas com porca central em magnésio, pneus especiais Bridgestone Potenza (com conjuntos preparados para pista e para estrada à disposição), um para-brisas 20% mais leve e uma “roll-cage” em titânio. Há também vários elementos no interior a contribuírem para o “emagrecimento”, nomeadamente bacquets em carbono, painéis das portas em carbono, fechos das portas mais leves e até tapetes com tecido de carbono. Os revestimentos são em Carbon Skin, um material mais leve do que a Alcantara. Acrescenta ainda cintos de segurança com quatro apoios.

O motor este Huracán STO é um V10 5.2 naturalmente aspirado a debitar 640 cv e 565 Nm (mais 20 cv e menos 5 Nm do que a versão de competição), o que lhe permite um equilíbrio peso/potência de 2,09 kg/cv. O modelo de tração traseira anuncia 0-100 km/h em 3 segundos, 0-200 km/h em 9 segundos, além de uma velocidade máxima de 310 km/h.

Neste modelo de estrada focado para pista as vias foram alargadas, há buchas de suspensão mais rígidas, barras estabilizadoras adicionais e um chassis de regulação eletrónica com uma nova programação. O STO possui parametrizações especiais da direção, transmissão e resposta ao acelerador, assim como da direção do eixo traseiro. A inclusão de uma suspensão ajustável MagneRide 2.0 é um dos elementos essenciais para facilitar a utilização do STO em estrada. Esta versão extrema do supercarro italiano vem munida com os modos STO (acionado por defeito), Trofeo (que otimiza o carro para pista) e Pioggia (que ajusta o carro para condições atmosféricas adversas). Para suster tanto ímpeto foram desenvolvidos novos travões carbocerâmicos da Brembo inspirados em tecnologia utilizada na F1 – que ajudam a uma travagem de 100-0 km/h em 30 metros. No lançamento, o Huracán STO está disponível nas cores Blue Laufey e California Orange.

https://www.youtube.com/watch?v=WGkeYPmh8xo

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