Emily GT deverá ser feito em Itália a partir de agosto

NEVS Emily GT

Berlina elétrica com 1000 km de autonomia será desenvolvida por antigos engenheiros da Saab.

A EV Electra, uma start-up canadiana comprou em dezembro a NEVS, e com isso acesso aos projeto do Emily GT, uma berlina elétrica concebida por antigos engenheiros da Saab. Agora, o CEO da EV Electra, Jihad M. Mohammad, anunciou que acaba de comprar uma fábrica em Itália, na qual pretende construir carros elétricos. Para já, ainda não é conhecida a localização da referida fábrica, nem quais serão os modelos em questão. Fica em aberto que um desses modelos possa ser o Emily GT.

Mohammad diz ainda que a EV Electra está à procura de parceiros e que os antigos concessionários da Saab terão prioridade para vendas os novos modelos.

Desde que comprou a NEVS em 2023, a EV Electra negociou a possibilidade de construir modelos na Turquia e na Suécia (mais concretamente em Trollhättan, nas antigas instalações da Saab – atualmente detidas pela Stenhaga Invest), mas aparentemente esses planos fracassaram.

O objetivo é que o Emily GT tenha quatro variantes: um coupé, um cabrio e uma carrinha, além da já mencionada berlina elétrica de quatro portas e com cinco lugares – um potencial concorrente de propostas como o Tesla Model S ou o Mercedes-Benz EQS. Não se sabe qual será o primeiro a ser construído. Visualmente, a berlina segue as mesmas linhas dos Saab 9-3 e 9-5. O Emily GT vem equipado com quatro motores elétricos, o que lhe confere uma potência conjunta de 491 cv e prometendo acelerações de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Cada motor tem 123 cv e surge ensanduichado entre as jantes e os travões em alumínio, o que conferirá, alegadamente, maior capacidade de vectorização de binário. O pack de 175 kWh de baterias permite um alcance até 1000 km. Em complemento, espera-se uma suspensão pneumática com amortecimento ativo. Os planos originais previam ainda a opção com baterias mais pequenas, com 105 kWh e 140 kWh, e também um sistema de carregamento por indução a 11 kW. Está previsto que no futuro, exista uma variante mais potente do Emily GT com 662 cv e 1356 Nm, capaz de 0-100 km/h em 3,2 segundos. Mohammad promete entregas a partir de agosto de 2024.

Os planos são que a EV Electra evolua para um “entidade independente sediada no Líbano, com escritórios no Canadá, Chipre, Alemanha, Itália e Noruega, visando uma presença global”. Atualmente, a sede é no Canadá. Nesse sentido, a EV Electra quer também investir na China.

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