Extreme E antecipa nova competição de SUV elétricos

Extreme E View Gallery 5 photos

Modelo criado pela Odyssey21 serve de base aos participantes de um novo campeonato incluído no programa da Fórmula E a partir de 2021.

O programa da elétrica Fórmula E será alargado em 2021 com uma nova competição Off-Road dedicada a SUV elétricos. O protótipo que servirá de base aos modelos deste novo troféu idealizado pelo patrão da Fórmula E, Alejandro Agag, é o Extreme E que foi apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido. Este E-SUV, desenvolvido pela Odyssey21 em conjunto com a Spark Racing Technology, foi construído para aguentar as condições mais extremas. O responsável técnico da Spark diz que este “monstro” é capaz de rolar em gravilha, rochas, lama, gelo, neve, água e areia, graças às jantes com 940 mm. Mais impressionante é o facto de anunciar uma capacidade para escalar declives com 58,5% graus de inclinação. Além disso, tem uma potência e binário superior aos WRC. Utiliza um chassis tubular em nióbio reforçado a uma liga de aço, uma estrutura anticolisão e uma roll-cage, a que se juntam pneus de inverno ou de verão fornecidos pela Continental. Tem 4389 mm de comprimento, 1890 mm de altura e 2286 mm de largura. Com 1650 kg (mais ou menos o dobro de um Formula E), o novo SUV de corridas “zero emissões” tem um total de 550 cv debitados de um par de motores elétricos, o que lhe permite anunciar 0-100 km/h em 4,5 segundos.

Apesar de este ser o modelo-padrão da nova competição, as equipas participantes poderão testar e desenvolver a sua própria motorização, assim como alterar o aspeto da carroçaria – caso queiram, por exemplo, replicar o aspeto de um modelo de produção, no caso das equipas de fábrica. As caraterísticas das baterias ainda não são conhecidas, mas sabe-se que serão produzidas pela Williams Advanced Engineering.

Os testes do protótipo do Extreme E arrancarão em setembro, estando prevista a entrega de 12 carros a equipas até março de 2020. A primeira corrida será em fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

*