Nova Audi RS6 Avant tem 600 cv e é híbrida

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Quarta geração da carrinha desportiva continua a contar com os préstimos de um motor V8 biturbo.

A Audi apresentou a nova RS6 Avant, que fará a sua primeira aparição ao grande público dentro de poucas semanas no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Com lançamento previsto para o início de 2020, a carrinha com selo da Audi Sport mantem o motor V8 4.0 TFSI biturbo, surgindo desta vez acoplado a um sistema “mild hybrid”, com base num sistema de 48V, que possibilita recuperar mais energia (até 16 cv) face a um alternador convencional e desligar o motor até um máximo de 40 segundos, em modo “à vela”. Debita 600 cv (menos 5 cv do que a versão Performance da geração anterior) e 800 Nm, tem tração às quatro rodas quattro (com uma repartição entre eixos de 40:60 em condições normais) e uma caixa automática de oito velocidade com conversor de binário Tiptronic. De modo a reduzir os consumos, o motor tem uma função que permite desligar o 2º, 3º, 5º e 8º cilindro, quando há cargas reduzidas no acelerador. Só quando se encontra uma mudança mais alta engrenada é que consegue interromper o processo de injeção e a ignição, deixando fechadas as válvulas de admissão e de escape desses quatro cilindros. Estas caraterísticas permitem que a nova carrinha acelere de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

A RS 6 tem um diferencial traseiro ativo, função de “lauch control”, uma suspensão pneumática de controlo eletrónico (com braços e subchassis em alumínio), uma direção otimizada, havendo seis modos de condução – dois dos quais programáveis (RS1 e RS2), que podem ser ativados através de um botão colocado no volante. A carroçaria é 8 cm mais larga face à A6 Avant normal, devido às cavas das rodas mais pronunciadas. A marca de Ingolstadt diz que apenas as portas dianteiras, o tejadilho e a tampa da mala são iguais entre os dois modelos. Os para-choques, saias, jantes de 21 polegadas, são dos principais elementos que ajudam a diferenciar a versão desportiva da carrinha normal. A carrinha desportiva é 20 mm mais baixa face à A6 Avant equipada com uma suspensão normal, tendo a capacidade de baixar ainda 10 mm adicionais a circular acima dos 120 km/h. Os pneus de série têm a medida 275/35, podendo ser substituídos por outros de medida 285/30 com jantes de 22”. Os travões carbocerâmicos são 34 kg mais leves. A mala tem os mesmos 565 litros de capacidade da A6 Avant convencional.

Por dentro, destaque para o painel de instrumentos Virtual Cockpit com 12,3” (com visual e funções específicas RS, nomeadamente sobre a pressão dos pneus, binário, débito de potência, temperatura do óleo do motor, pressão do turbo, tempo por volta, medidor de acelerações e das forças G), ecrã central de infotainment com 10,1” e ecrã inferior de 8,6”, detalhes RS nos bancos desportivos e no volante de fundo plano. A estes juntam-se aplicações em fibra de carbono, pedais em alumínio e logótipo quattro em vermelho na consola central.

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