Tavascan antecipa primeiro Cupra elétrico

Cupra Tavascan Concept View Gallery 14 photos

Protótipo do SUV de formato coupé tem 306 cv e até 450 km de autonomia.

A Cupra mostrou o Tavascan concept, em jeito de antecipação do primeiro modelo elétrico da sua história. O protótipo, que recebe o nome de uma estância de esqui localizada perto da fronteira da Catalunha com a França, é um SUV de formato coupé que poderá ser visto presencialmente pela primeira vez na próxima semana no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

O novo modelo aponta para uma nova linha estética por parte do construtor catalão. A frente tem um formato distinto, uma vez que se trata de um modelo elétrico, com o logótipo Cupra iluminado a ficar posicionado entre os faróis. Na traseira destaca-se o para-choques com formato agressivo, óculo traseiro mais fechado e uma barra em LED a assumir a função de farolins. Cada uma das entradas de ar e apêndice aerodinâmico tem um propósito específico de canalizar o ar para debaixo da carroçaria ou para arrefecer as baterias. O Tavascan surge com jantes de 22 polegadas. Por dentro, destaque para novos materiais (com predomínio do couro, carbono e alcantara), cores contrastantes, elementos estéticos e tecnologia a utilizar em futuros modelos de produção. Realce para o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e para o ecrã central com 13 polegadas. Este último pode ser direcionado para o passageiro da frente. Cada um dos bancos tem integração com smartphone e um microfone.

Feito com base na plataforma modular MEB do grupo VW, o novo modelo da Cupra conta com dois motores elétricos (um por eixo, o que lhe confere tração integral), com um débito total de 306 cv e baterias de iões de lítio posicionadas debaixo do piso do carro com 77 kWh de capacidade, a garantir uma autonomia até 450 km. Anuncia 0-100 km/h em menos de 6,5 segundos. A Cupra estima que o mercado de SUV elétricos de formato coupé vá crescer 15% por ano. A versão de produção do Tavascan deverá surgir em 2020.

Deixe um comentário

*