Abarth 695 comemorativo traz asa ajustável

Abarth 695 70º Anniversario View Gallery 14 photos

Edição especial dos 70 anos da marca do escorpião tem 180 cv.

A abrilhantar a edição deste ano dos Abarth Days, a maior concentração europeia de fãs da marca italiana, esteve a edição especial Abarth 695 70º Anniversario. Tal como o nome indica, é uma edição limitada a 1949 unidades da versão de topo do pequeno desportivo, com 180 cv debitados do motor 1.4 turbo, destinada a assinalar sete décadas da fundação da marca do escorpião.

Esta edição especial conta com um detalhe particular: um spoiler ajustável no tejadilho. A posição desta asa pode ser ajustada manualmente numa dezena de possíveis. Este spoiler foi desenvolvido em túnel de vento de forma a poder atingir o máximo de eficiência aerodinâmica possível, independentemente da velocidade e a inclinação varia de 0 a 60 graus. No grau máximo de inclinação ajuda a aumentar a carga aerodinâmica até 42 kg quando o carro circula a 200 km/h. Segundo a marca, esta asa permite reduzir as correções na direção em cerca de 40%. Esta versão permite acelerações de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 225 km/h. Só em jeito de curiosidade, o carro do grupo Fiat que tinha uma asa deste género era o Lancia Delta HF Integrale.

Esteticamente, destaque para as jantes de 17 polegadas SuperSport, travões da Brembo com pinças de quatro êmbolos em alumínio pintadas em vermelho, com discos ventilados de 305 mm à frente e de 240 mm atrás. Surge pintado em verde Monza 1958 – em alusão à pista na qual o primeiro 500 Abarth precisamente pintado nesta tonalidade de verde conseguiu bater seis recordes internacionais nesse ano – combinado com decorações em cinzento Campovolo. Há ainda um novo escape ativo Record Monza. No interior, realce para os bancos especiais e a placa com o número da edição. Em termos de tecnologia, acrescenta compatibilidade Apple Carplay e Android Auto, rádio digital DAB e navegação no ecrã de sete polegadas. Entre o equipamento de série figura o ar condicionado automático, luzes diurnas e de nevoeiro em LED, tapetes específicos e telemetria Abarth.

Deixe um comentário

*