Hennessey Venom F5 promete atingir 500 km/h

Hennessey Venom F5 View Gallery 2 photos

Munido de um novo motor Fury V8, o supercarro debita 1817 cv. Promete roubar o recorde de velocidade à Bugatti.

Desde que apresentou o Venom F5 no SEMA em 2017 (sucessor do Venom GT, feito com base num chassis da Lotus) que a texana Hennessey Performance promete um duelo acesso com a Bugatti no que concerne ao recorde de velocidade máxima. O capítulo mais recente desta história é o anúncio das especificações oficiais do novo modelo e, em jeito de brincadeira, através da sua conta no Instagram a marca norte-americana deixa uma alfinetada à rival francesa, prometendo recuperar em breve a coroa do carro de produção mais rápido do mundo. A motivo da ambição da Hennessey é sobretudo fundada no novo motor, o Fury V8 6.6 biturbo de 1817 cv às 8000 rpm (mais 195 cv face ao seu antecessor) e 1617 Nm de binário máximo às 5500 rpm. Anuncia 0-300 km/h em menos de 10 segundos e 0-400 km/h em menos de 30 segundos. Os testes deste modelo limitado a 24 unidades e que custa 1,375 milhões de euros começam ainda este ano.

O propulsor em questão (que já pode ouvir no vídeo em baixo) recorre a componentes leves, não só o bloco, mas também os pistões, cambota e bielas, assim como a admissão em alumínio, árvore de cames hidráulica de rolos em aço, suspensão do motor em aço inoxidável, sistema de óleo de cárter seco de várias fases, paredes dos cilindros mais espessas e cobertura do compressor em titânio. O motor integra coletor de admissão com um desenho exclusivo que, de acordo com a Hennessey, coloca o intercooler entre o plenum e as cabeças dos cilindros. Isto permite maior densidade do ar e maior eficiência energética. Recorre ainda a um intercooler e turbos maiores, assim como a uma nova caixa automática de sete velocidades com patilhas no volante. A sua estrutura em fibra de carbono foi desenvolvida pelos ingleses da Delta Motorsport.

A Hennessey acredita que este Venom F5 de 1360 kg, que é feito com base num chassis totalmente novo, conseguirá bater os 435,31 km/h alcançados pelo Venom GT – num recorde que não chegou a ser reconhecido pelo livro do Guinness. Mais do que isso, acredita que o novo coupé de tração traseira terá argumentos para ultrapassar os 482 km/h anunciados pelo Bugatti Chiron recentemente, podendo mesmo chegar aos 500 km/h.

Deixe um comentário

*