Toyota “inteligente” vai estar disponível ao público em 2020

Toyota LQ Concept View Gallery 8 photos

Novo sistema de inteligência artificial pretende aprender com os hábitos do condutor.

A Toyota vai apresentar na próxima edição do Salão de Tóquio dentro de pouco mais de uma semana o protótipo LQ. Trata-se de um estudo de um carro “inteligente” do futuro, que no fundo é uma evolução do Concept-i apresentado no CES em 2017. Contudo, este é um modelo próximo da produção que até estará disponível para testes do grande público entre junho e setembro do próximo ano – funcionando como táxi durante as olimpíadas que se realizarão na capital nipónica. O objetivo do LQ é proporcionar uma experiência de mobilidade personalizada.

O modelo elétrico de quatro portas, que garante autonomia até 300 km, conta com um assistente digital chamado Yui, que interage com o condutor através de comandos por voz. Este assistente consegue monitorizar o condutor e aferir se é necessário alertá-lo ou aliviar-lhe o stress – através do ajuste da luz ambiente, climatização, fragrâncias, etc. Se através do sensor colocado nos bancos, o sistema detetar que o condutor está cansado é acionada uma bolsa de ar na zona das costas de modo a corrigir a postura e é libertado ar fresco. Quando o carro “anda sozinho”, o condutor pode relaxar automaticamente, sendo encorajado a respirar mais pausadamente e a beneficiar de uma massagem.

O LQ surge com um sistema de condução autónoma de nível 4, que já não obriga à intervenção do condutor. Acrescenta ainda um novo sistema que permite procurar um lugar livre e estaciona autonomamente desenvolvido em conjunto com a Panasonic. Destaque ainda para um novo HUD de realidade aumentada e um novo sistema de purificação do ar.

Deixe um comentário

*