Mitsubishi apresenta novo sistema híbrido

Mitsubishi MI-Tech Concept View Gallery 6 photos

O MI-Tech Concept é um PHEV que conta com uma turbina a gás em substituição do motor a gasolina.

A Mitsubishi apresentou hoje no Salão de Tóquio, no Japão, o MI-Tech Concept. Com efeito, este protótipo pretende dar uma imagem do futuro da marca nipónica para os próximos anos. Dificilmente veremos um modelo com este formato a chegar ao mercado, contudo, este serve de montra não só do design de futuras propostas como exibe um novo sistema híbrido plug-in que poderá estrear em 2022 num novo SUV. Apesar de não ter portas nem tejadilho, este concept tem um miolo bastante sofisticado, com um sistema híbrido formado por quatro motores elétricos (dois por eixo). O principal municiador de energia deste buggy futurista é uma compacta turbina a gás/gerador – ao estilo do Jaguar C-X75 Concept – que assume o papel ocupado pelo motor a gasolina no sistema do Outlander PHEV (que conta com um 2.4 a gasolina, dois motores elétricos e uma bateria de 13,8 kWh de capacidade). Segundo a marca, além de garantir um sistema “limpo” em termos de emissões, trata-se de uma solução potente tendo em conta o peso e o tamanho do conjunto. Aliás, esta turbina/gerador, responsável por fornecer energia aos quatro motores elétricos, tem cerca de metade do peso de um motor a gasolina. A Mitsubishi diz que o novo sistema híbrido plug-in, cuja potência, autonomia e prestações ainda não foram divulgadas, pode funcionar a Diesel, álcool ou querosene. O sistema em questão é uma evolução do que foi apresentado no e-Evolution concept em 2017, na altura com três motores – num modelo que aponta para um modelo desportivo para suceder aos míticos Evo.

O MI-Tech Concept conta ainda com um sistema de tração integral Quad Motor 4WD dotado do sistema Dual-Motor Active Yaw Control em ambos os eixos. O protótipo apresenta um sistema com pinças de travão elétricas, que permitem uma capacidade de resposta e precisão superior. O sistema S-AWC Integrated Vehicle Dynamics Control possibilita uma distribuição de potência ideal em cada roda, tornando possível conduzir mesmo com duas rodas e fazer voltas de 180 graus. Por dentro, inclui um novo sistema Human Machine Interface, uma espécie de head-up display gigante que apresenta informação sobre a viatura, estrada e trânsito no para-brisas através de realidade aumentada. Realce ainda para a nova geração do sistema de assistência à condução MI-Pilot, que além de assistência em estradas convencionais também fornece apoio em caminhos não pavimentados.

Esteticamente, o MI-Tech Concept apresenta um aspeto muito agressivo, com elevada altura ao solo, jantes sobredimensionadas e proteções da carroçaria tipicamente “off-road”. À atualizada grelha dianteira Dynamic Shield juntam-se faróis em forma de T, que assumem o mesmo aspeto na traseira que tem um desenho hexagonal. Destaque ainda para os apontamentos em azul claro na carroçaria e acobreados nas jantes, grelha e interior. Muitos destes elementos estilísticos poderão vir a ser adotados na próxima geração do ASX (que deverá ser mais pequeno face ao atual, de modo a que haja maior separação face ao Eclipse Cross), prevista para 2021. Por falar no interior, este segue uma linha de instrumentação minimalista, com botões em forma de teclas no topo da consola central e um comando rotativo mais abaixo que pode funcionar com o touch-pad. O volante desportivo e o punho da caixa contam com detalhes em tons de cobre.

https://www.youtube.com/watch?v=v-Tmb1unhIU

Deixe um comentário

*