Exemplar único Zagato Raptor vai a leilão

Zagato Raptor Concept View Gallery 10 photos

O modelo desenvolvido em parceria com a Lamborghini é baseado no Diablo.

A meados dos anos 1990 a Lamborghini precisava de desenvolver um novo modelo para substituir o Diablo. Contactou então a Zagato, que tinha a reputação de construir alguns dos protótipos mais belos no panorama automóvel, para desenvolver um concept com uma identidade visual sobre a qual a marca italiana se pudesse basear.

Revelado no Salão de Genebra em 1996, o Zagato Raptor foi desenhado por Nori Harada. Tem a particularidade de ter sido um dos primeiros automóveis a ser construído com recurso a um processo digital. Este estudo utilizou a base do Diablo, sendo alimentado pelo mesmo motor V12 de 5,7 litros que debitava 492 cavalos com tração às quatro rodas. Todavia, a carroçaria era feita em fibra de carbono, o que reduzia o peso em cerca de 300 kg. Tanto o controlo de tração como ABS foram excluídos, tornando o Raptor um automóvel com uma performance superior, quando nas mãos certas.

A caraterística mais marcante deste concept era o seu design futurista e elegante, com a “porta” constituída por uma única peça da secção média que se elevava inclinada sobre a frente, permitindo o acesso ao interior minimalista completamente revestido em alcantara. Não faltou também a caraterística “dupla bolha” no tejadilho da Zagato, que podia ser removida para tornar o Raptor num roadster.

Porém, apesar da excelente reação do público, a marca de Sant’Agata Bolognese pôs o projeto de parte em detrimento de outro concept que estava a ser desenvolvido na mesma altura, o Lamborghini Canto. O facto de a Audi ter comprado a Lamborghini nessa altura não facilitou o processo e o projeto Zagato Raptor acabou por ser abandonado. Por estas razões, o único exemplar produzido é precisamente o que vai a leilão da RM Sotheby’s no próximo dia 30 de novembro em Abu Dhabi, no Dubai.

Deixe um comentário

*