Tesla anuncia Gigafábrica na Alemanha

Desenho do próximo Tesla Model Y

Primeiras instalações da marca norte-americana na Europa produzirão o novo SUV Model Y.

Elon Musk deslocou-se ontem à Alemanha para receber um prémio ganho com o Model 3  – que derrotou na votação o BMW Série 3 e o Audi A4. E aproveitando a ocasião, o homem forte da marca norte-americana anunciou que a intensão de construir a sua primeira fábrica europeia perto do novo aeroporto de Berlim, na Alemanha. Nestas instalações serão produzidas baterias, motores e carros, começando com próximo SUV Model Y – que se posicionará abaixo do Model X (na imagem). Mais tarde, será adicionada a produção do Model 3. Na nova Gigafábrica (a quarta) que se situará em Grünheide (Brandemburgo), nos arredores de Berlim, será construído um centro de design e um polo de engenharia.

A nova fábrica da Tesla deverá dar origem entre 7 e 10 mil novos postos de trabalho. Estima-se que as dimensões do complexo serão similares à fábrica de Xangai, na China – construída há cerca de um ano, com capacidade para produzir inicialmente 150 mil carros, mas com um limite de 500 mil. Informações prévias dão conta que a Tesla prevê inaugurar a sua fábrica no Velho Continente em 2021. Musk quer construir 12 fábricas no mundo inteiro.

Contrariando os números dos primeiros de atividade, a Tesla tem vindo a registar lucros nos últimos 12 meses. A contribuir para esses recentes resultados positivos está um plano de redução de custos que o construtor colocou em prática, que passou pela redução do número de funcionários e pela otimização dos processos de produção.

https://www.youtube.com/watch?v=cND0RKq-dhk&feature=emb_title

Deixe um comentário

*