Toyota RAV4 híbrido plug-in tem 306 cv

Toyota RAV4 PHEV View Gallery 13 photos

Nova variante é simultaneamente a mais potente e mais eficiente de sempre do SUV.

A Toyota mostrou o novo RAV4 PHEV (híbrido plug-in) no Salão de Los Angeles, nos EUA. Previsto para o segundo semestre de 2020, esta variante “eletrificada” do SUV nipónico surge com autonomia elétrica superior a 60 km (WLTP) e com um total 306 cv – tornando-se assim não só no RAV4 mais potente de sempre, como no Toyota híbrido mais rápido da história. Esta versão, que foi apresentada nos EUA com a designação Prime, anuncia 0-100 km/h em 6,2 segundos (1,9 segundos mais rápido face ao RAV4 220h 4×4 de 177 cv) e emissões de CO2 abaixo dos 30 g/km.

Este modelo de tração integral de série, conta com um sistema propulsor formado pelo mesmo 2.5 de quatro cilindros a gasolina da versão híbrida convencional, acrescentando uma bateria maior (colocada debaixo do piso) e um motor elétrico mais potente (cujos valores ainda não foram revelados pela Toyota). Sabe-se apenas, para já, que a bateria de maior capacidade é de iões de lítio em vez de hidretos metálicos de níquel, adicionando ainda um conversor de impulso à unidade de controlo de energia do sistema híbrido. Por saber fica ainda qual o tempo de carregamento.

O funcionamento do sistema deste PHEV é similar ao do híbrido convencional, com um motor elétrico por eixo. Em condições normais, o SUV circula com tração às rodas dianteiras e sempre que for necessário o motor elétrico do eixo posterior entra em funcionamento. Através de patilhas no volante é possível regular a capacidade de regeneração da bateria.

Deixe um comentário

*