Porsche Cayenne de corridas está à venda

Porsche Cayenne S Transsyberia View Gallery 5 photos

Uma das 26 unidades feitas para disputar a prova de todo-o-terreno Transsyberia em 2007 custa 195 mil euros.

A história do Cayenne começa no início do século, no momento em que a Porsche trouxe a jogo o seu primeiro SUV da sua história. Apesar da onda de críticas iniciais, a marca com sede em Estugarda procurou, mais tarde, uma forma de ripostar e decidiu construir 26 unidades modificadas para participar no Transsyberia Rally de 2007, uma prova de todo-o-terreno com 7100 km de extensão, que atravessava parte da região norte asiática.

Batizado com o nome Cayenne S Transsyberia, este modelo de competição utiliza diversos elementos da versão de produção, exemplo disso é o motor V8 4.8 com 390 cv ligado à caixa de seis velocidades Triptronic S. Os sistemas tecnológicos de origem como o Porsche Traction Management (PTM), Porsche Dynamic Chassis Control (PDDC) e Porsche Active Suspension Management (PASM) receberam ligeiras alterações. De forma a encarar a dureza do percurso, foram ainda introduzidas outras modificações como o reforço dos pilares A e B, a introdução de um arco de segurança, uma proteção debaixo do chassis, um gancho de reboque na dianteira, luzes extra no tejadilho, pneus “off-road”, entre outros. Todas os exemplares deste Cayenne S de competição foram pintados em preto ou cinzento com pormenores em laranja.

Este pedaço da história da Porsche está atualmente à venda na belga RMD (concessionário fundado pelo antigo piloto Marc Devis) por 195 mil euros. Este Cayenne S cinzento possui 18 mil km feitos maioritariamente nas edições 2007 e 2008 do Transsyberia Rally, nas quais terminou em 5.º e 2.º lugar, respetivamente.

Deixe um comentário

*