SUV elétrico Fisker tem 480 km de autonomia

Fisker Ocean View Gallery 15 photos

Concorrente do Tesla Model Y, o Ocean estreará em janeiro no CES com um interior vegan, painéis solares e um modo “California”.

A renascida Fisker vai apresentar sob a forma de protótipo o SUV elétrico Ocean a 4 de janeiro a poucos dias da abertura da feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), onde será apresentado ao público. Está previsto que este concorrente do Tesla Model Y chegue ao mercado na segunda metade de 2021. O preço de acesso deste modelo é de 40 mil dólares (36 mil euros) no mercado norte-americano. A informação sobre o novo modelo ainda não é muita, embora a marca liderada pelo dinamarquês Henrik Fisker (que se tornou famoso por desenhar o BMW Z8 ou o Aston Martin DB9) avance que contará com uma bateria de iões de lítio com pelo menos 80 kWh de capacidade que lhe garante até 480 km de autonomia. O novo SUV elétrico consegue carregar o equivalente a 300 km de autonomia (de 15 a 80% da capacidade) em apenas 30 minutos num carregador rápido. Os modelos da Fisker estão integrados na rede de postos de carregamento Electrify America que, carregando a 350 kW, permitem alcançar 30 km de autonomia por minuto. Contudo, o objetivo da Fisker é instalar no Ocean baterias em estado sólido, que poderão ser carregadas entre cinco a dez minutos.

Com 4,64 metros de comprimento, o Fisker Ocean possui dois motores elétricos (um por cada eixo), possibilitando tração integral. O tejadilho surge equipado com painéis solares, que contribuem para viajar 1600 km adicionais por ano. O interior é revestido por materiais vegan, mas, provavelmente, o que promete dar que falar é o modo California, que ao alcance de um botão permite abrir em simultâneo as seis janelas do carro e os dois painéis que compõem o tejadilho. Este SUV elétrico promete todas as mais recentes mordomias tecnológicas, com um HUD, sistemas de conforto e um sistema de infotainment que promete ter um uso intuitivo. A Fisker está ainda a desenvolver um serviço de assistência e manutenção, com acesso a um “mordomo” pessoal.

O Ocean será vendido numa fase inicial apenas nos EUA, estando previsto que chegue posteriormente a outros mercados globais. O modelo está disponível para encomenda desde 27 de novembro, mediante um depósito de 250 dólares (226 euros).

Deixe um comentário

*