Novo Porsche 911 GT3 RS tem 525 cv e dobro da downforce

Porsche 911 GT3

Focado mais do que nunca para pista, o supercarro inclui de série o pacote Clubsport.

O novo Porsche 911 GT3 RS traz substanciais alterações em termos de arrefecimento e aerodinâmica, o que contribui para melhorar a performance. Existe um novo radiador central que substitui a solução antiga de três radiadores, o que liberta espaço para novos elementos de aerodinâmica ativa. O novo modelo é capaz de gerar até 409 de “downforce” a 200 km/h, o dobro do antecessor 991.2, e 860 kg a 285 km/h. O carro inclui também um sistema (inédito na Porsche) de redução do efeito de arrasto.

O motor é um 4.0 de seis cilindros boxer naturalmente aspirado a debitar 525 cv, que dispõe de novas árvores de cames e um sistema de admissão de comando único, derivado da competição. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de dupla embraiagem PDK de sete velocidades. Este “set-up” permite acelerações de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos ou atingir uma velocidade máxima de 296 km/h. Os travões contam com pinças de seis êmbolos na dianteira e de quatro no eixo posterior, havendo em opção um sistema de travões carbocerâmicos. A acompanhar estão jantes forjadas de 20 e de 21 polegadas, respetivamente à frente e atrás, com porca de aperto central. O novo 911 GT3 RS dispõe de vários elementos em plástico reforçado a fibra de carbono, nomeadamente nas portas, asas dianteiras, bacquets, entre outros, contribuindo para um peso final de 1482 kg.

A Porsche oferece ainda no 911 GT3 RS o pacote Clubsport, composto por uma roll-bar em aço, cintos de segurança de seis apoios e por um extintor. Disponível está ainda o pacote Weissach, que acrescenta acabamento em fibra de carbono em vários componentes no exterior, mais peças em plástico reforçado em fibra de carbono tais como as barras antiaproximação à frente e atrás ou o painel traseiro, assim como a roll-bar do interior. Quem optar pelo Weissach terá ainda acesso, igualmente em opção, a jantes forjadas em magnésio, para poupar mais na balança.

O novo 911 GT3 RS tem vias 29 mm mais largas face ao GT3. Esse fator obrigou a Porsche a redesenhar a suspensão de triângulos sobrepostos na dianteira, que possui perfis em forma de lágrima – responsáveis por aumentar a “downforce” em 40 kg à velocidade máxima. Este modelo possui três modos de condução: Normal, Sport e Track. Neste último o condutor pode ajustar, por exemplo, o amortecimento à frente e atrás, além do diferencial traseiro. O volante possui quatro comandos rotativos para configurações individuais e um botão específico para o DRS.

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