Novo Porsche 911 GT3 traz motor atmosférico e caixa manual

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Modelo da geração 992 inclui o mesmo motor utilizado no GT3 Cup de competição e uma configuração inédita de suspensão dianteira de triângulos sobrepostos.

A Porsche apresentou o 911 GT3 da geração 992, que já está disponível para encomenda a partir de 221.811 euros na versão equipada com caixa manual de seis velocidades e dos 222.072 euros na versão com caixa de dupla embraiagem PDK de sete velocidades (que possui uma afinação específica para este modelo). As primeiras unidades começarão a ser entregues em maio. Tal como sucedeu nas gerações anteriores, o novo GT3 de estrada contou com a participação da Porsche Motorsport, responsável pelo GT3 Cup de corridas, no processo de desenvolvimento. O motor do novo modelo é um seis cilindros boxer 4.0 naturalmente aspirado na sua forma mais potente de sempre, com 510 cv (10 cv adicionais face ao modelo 991.2) e 470 Nm, praticamente sem alterações face ao GT3 Cup e já presente na edição limitada 911 Speedster de 2019 – contando com novos pisões e um sistema de lubrificação por cárter seco. Este motor é capaz de atingir 9000 rpm, tal como o 911 GT3 anterior. Graças aos “upgrades” aerodinâmicos e tecnológicos, o novo GT3 conseguiu dar uma volta no circuito de Nürburgring-Nordschleife abaixo da barreira dos 7 minutos – mais concretamente 6 minutos e 59,927 segundos, um registo 17 segundos mais rápido face ao antecessor. Anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h na versão PDK) – mais do que o último 911 GT3 RS. Os consumos combinados anunciados são de 12,9 l/100 km e as emissões de CO2 de 283-304 g/km.

Para o 992 GT3, a Porsche concebeu uma suspensão dianteira com uma configuração inspirada na competição, recorrendo pela primeira vez a uma solução de triângulos sobrepostos. No eixo traseiro reside um “set-up” multibraços modificado comparado com o 992 convencional, com um sistema de quatro rodas direcionais. A suspensão do GT3 não partilha nenhum componente com o 911 convencional. Os discos de travão são de 408 mm à frente e de 380 mm atrás, com opção de travões carbocerâmicos. De série, o GT3 vem equipado com jantes de 20 polegadas à frente e de 21 atrás, com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de perfil 255/35 na dianteira e de 315/30 na traseira. Em opção, existem pneus Michelin Cup 2 mais adaptados para circuito.

O 911 GT3 beneficia de uma nova asa traseira “swan neck” adaptada do 911 RSR de competição, que é ajustável manualmente. Esta funciona em conjunto com um difusor traseiro proeminente que também pode ser adaptado à posição Performance, com vista a aumentar a “downforce”. Segundo a marca, na posição normal é possível gerar até mais 50% de força descendente face ao modelo anterior e 150% na posição “performance”. As mudanças visuais mais evidentes desta variante mais orientada para pista face ao 911 convencional são os para-choques com entradas de ar reconfiguradas, um lábio dianteiro ajustável e um difusor dianteiro, saias laterais específicas entrada de ar central e capot ventilado. Um dos opcionais específicos deste modelo é o tejadilho em fibra de carbono exposta. Entre as opções de personalização do programa Porsche Exclusive estão incluídas as capas dos espelhos em fibra de carbono, faróis escurecidos, farolins traseiros redesenhados e contorno das jantes nas cores Guards Red ou Shark Blue.

O 911 GT3 tem um vão dianteiro 4,8 cm mais largo face ao antecessor. O novo modelo pesa 1418 kg na versão manual e 1435 kg na versão PDK – ou seja, é cerca de 5 kg mais pesado face ao antecessor. Ainda assim, para manter o peso contido foi utilizado um capot dianteiro em plástico reforçado a fibra de carbono, vidros mais leves, discos de travão otimizados e jantes forjadas. O sistema de escape é 10 kg mais leve e conta com borboletas para providenciar uma sonoridade mais emocional. Adicionalmente, por dentro, os bancos traseiros foram removidos, assim como algum material de insonorização. Contudo, já não existe a opção de retirar o ar condicionado.

O novo 911 GT3 pode contar com bancos Sports Seat Plus com 18 níveis de ajuste ou bacquets em fibra de carbono (que possibilitam poupar até 11,8 kg comparativamente com bancos convencionais). Além disso dispõe de revestimentos em Alcantara, meio arco de segurança, um novo punho da caixa para a versão PDK e um volante multifunções específico com 360 mm de diâmetro, revestido em Race-Tex de fábrica e com um modo GT3 disponível pela primeira vez. Novo é também o ecrã “track” que reduz a informação projetada na instrumentação ao essencial em pista: com o conta-rotações ao centro, mas também informação relativa à pressão dos pneus, pressão do óleo e temperatura do óleo e líquido de refrigeração, além do nível de combustível. Realce ainda para um indicador de passagem de caixa com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-rotações e uma luz de passagem de caixa derivada do desporto automóvel.

Além do 911 GT3 convencional está prevista ainda para este ano uma variante mais “civilizada” Touring.

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