Porsche revela primeiro 911 992 de competição

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Com 510 cv, o GT3 Cup está mais potente, tem vias mais largas e mais tecnologia. Estreia em março em Sebring.

A Porsche desvendou o primeiro 911 de corridas da geração 992. As primeiras entregas estão previstas para fevereiro, sendo que o GT3 Cup vai estrear-se na Porsche Carrera Cup North America no circuito de Sebring (Florida, EUA) a 16/17 de março de 2021. O modelo de competição continua a utilizar um motor de seis cilindros boxer 4.0 naturalmente aspirado, embora mais potente do que antes. Agora, o 911 GT3 Cup chega aos 510 cv às 8400 rpm (mais 25 cv e mais 900 rpm do que o seu antecessor), e 470 Nm às 6150 rpm, operando em conjunto com uma caixa sequencial de seis velocidades controlada por patilhas no volante – utilizando um único volante bimassa e uma embraiagem de competição com três discos. A casa de Weissach diz que o motor pode rolar 100 horas em pista antes de precisar de qualquer tipo de manutenção e que a caixa cerca de 60 horas. O fabricante diz que o GT3 Cup 992 é em média 1% mais rápido do que antes, o que se reflete em 0,5 segundo por volta face ao antecessor – dependendo da pista. Com vista a melhorar a performance e a eficiência, a Porsche diz que o novo modelo está apto a operar com combustíveis sintéticos. Isso refletir-se-á na redução significativa do volume de emissões de CO2, diz a marca.

As principais modificações nesta geração do 911 GT3 Cup referem-se sobretudo ao comportamento e à aerodinâmica. A carroçaria é feita numa repartição 70% em alumínio e 30% aço. Foi utilizado policarbonato em vez de vidro e elementos em fibra de carbono, nomeadamente nas portas, capot e asa traseira. Apesar de maior face ao modelo anterior, o novo Cup pesa 1260 kg. A carroçaria possui vias mais largas na dianteira e na traseira, adotando pela primeira vez uma configuração “turbo spec”. Um dos objetivos foi conseguir encaixar pneus mais largos no eixo posterior. À frente foi encaixada uma suspensão de triângulos sobrepostos com buchas da Uniball, iguais às do 911 RSR. O novo modelo reclama também maior eficiência aerodinâmica, em virtude de utilizar um lábio dianteiro com um novo formato e uma asa traseira com 11 configurações possíveis. A Porsche diz que o 911 GT3 Cup tem um fluxo de ar ininterrupto sob a asa, o que significa que aumenta a downforce e a estabilidade em pista.

Por dentro, há novos bancos de competição, com dois tipos de ajuste em altura. Além disso, a coluna de direção é ajustável e a Porsche fornece vários níveis de espessuras de enchimento para dar a uma ampla variedade de tipos de corpo um ajuste mais confortável. A ergonomia dos comandos também foi ajustada. Ao centro, há um ecrã de 10,3 polegadas.

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