Mercedes Classe S do futuro é inspirado em “Avatar”

Mercedes-Vision AVTR Concept View Gallery 16 photos

Protótipo elétrico apresentado no CES traz novidades estéticas, aerodinâmica ativa, infotainment com hologramas e novos materiais para o interior.

A Mercedes-Benz revelou ontem no CES, em Las Vegas (EUA), o Vision AVTR concept, um protótipo de uma berlina futurista. Desenvolvido com a ajuda da equipa que esteve por detrás do filme de ficção científica “Avatar” (2009), realizado por James Cameron – que terá a primeira de várias sequelas previstas já no próximo ano (mas onde o carro não aparecerá). O acrónimo AVTR refere-se às iniciais Advanced Vehicle Transformation.

Esta espécie de Classe S do futuro é um modelo de quatro lugares que serve de ensaio a ideias de design, engenharia e tecnologia. O AVTR assume uma estética alinhada com protótipos recentes da marca de Estugarda, nomeadamente o Bionic e Biome. Predominam linhas curvas e suaves, com muitas superfícies vidradas. Um dos elementos mais chamativos deste concept são os 33 elementos aerodinâmicos ativos colocados na traseira, que se movem em sincronia, concebidos à imagem das “escamas” dos habitantes de Pandora – a cidade do filme. Realce também para os pneus iluminados de formato esférico, que favorecem o comportamento e têm menos impacto com o exterior. O modelo foi desenvolvido de modo a conseguir rodar cerca de 30 graus, ao estilo de um caranguejo, devido ao seu sistema de rodas direcionais. Por dentro, o protótipo apresentado na feira tecnológica explora igualmente ideias de futuro, com um novo interface feito com base em hologramas, gestos e tecnologia de condução autónoma. De modo a que haja uma espécie de “fusão” entre o carro e o ambiente que o rodeia, são projetadas animações alusivas à paisagem circundante. Em vez de um volante tradicional, o condutor utiliza um comando multifunções na consola central. Este comando iluminado serve para medições biométricas, incluindo a pulsação. Existe um modo “Pandora” acionável ao fechar a palma da mão, que permite entrar no mundo do “Avatar”. Os bancos e o cockpit assumem também um formato curvo, inspirado nas ondas e nas flores, segundo a marca. Para os revestimentos é utilizado couro Dinamica vegan (feito de tecidos e garrafas de plásticos recicladas) e piso em madeira sustentável Karuun (criada a partir da fibra de palmeira rattan que é cultivada e colhida manualmente na Indonésia).

O Vision AVTR conta com quatros motores elétricos, um para cada roda, para um total de 470 cv. Estes motores são alimentados por uma bateria de 110 kWh de capacidade totalmente reciclável – feita de células orgânicas recicladas, à base de grafeno, sem utilizar metais ou materiais raros. Segundo a marca, a bateria carrega em 15 minutos e garante autonomia para 700 km.

Deixe um comentário

*