Novo Toyota GR86 chega em 2021 com mais de 255 cv

Toyota GT86

Sucessor do GT86 será feito com base na plataforma TNGA e utilizará motor boxer turbo da Subaru.

A Toyota e a Subaru estão neste momento a afinar os últimos detalhes relativos às novas gerações do GT86 e do Subaru BRZ. Em concreto, segundo a Autocar, a segunda geração do coupé da Toyota mudará a sua designação para GR86. Previsto para 2021, o novo modelo trocará a base original de origem Subaru por uma plataforma modular TNGA da Toyota e ajudará a potenciar a divisão desportiva Gazoo Racing, envolvida em vários programas de competição. Este será o terceiro membro dos modelos GR, depois do GR Supra e do recém-apresentado GR Yaris.

Já o motor deste GR86 será um boxer 2.4 de quatro cilindros turbo (já utilizado nos Subaru Ascent, Legacy e Outback) em vez do anterior 2.0 atmosférico. A indução forçada e maior cilindrada permitirá ter uma unidade mais potente subindo dos atuais 200 para mais de 255 cv e substancialmente mais do que os 212 Nm de binário do antigo bloco. O novo Toyota desportivo deverá manter um visual aproximado ao antecessor, sendo que será sobretudo no interior onde haverá mais investimento, com a aposta em mais tecnologia e na qualidade dos acabamentos. Espera-se ainda que o novo GR86 mais espaço para os ocupantes da fila traseira. Todas estas alterações apontam para um novo modelo mais “upmarket”, logo mais caro face ao modelo atual, que pretende medir forças com concorrentes como o Audi TT, por exemplo.

A Toyota e a Subaru estão neste momento a desenvolver uma nova plataforma para modelos elétricos e têm previsto o lançamento em conjunto de um SUV elétrico. A Toyota está ainda a estudar a hipótese de lançar modelos desportivos híbrido, assim que os sistemas permitam ter um peso mais baixo face aos atuais, segundo confessou o responsável técnico pelo GR Yaris, Naohiko Sato. Com selo Gazoo Racing surgirá também no próximo ano o topo de gama GR Super Sports, uma versão de estrada, de edição limitada, do próximo hipercarro com cerca de 1000 cv que correrá em Le Mans.

Deixe um comentário

*