Renault confirma Twingo elétrico para o final do ano

Renault Twin’Z Concept de 2013

Nova versão do citadino poderá vir a ser mostrada já em março no Salão de Genebra.

O Twingo será o próximo modelo elétrico da Renault. O citadino poderá vir a ser mostrado já em março no Salão de Genebra, e o seu lançamento na Europa está previsto para o final do ano. Apesar da confirmação do novo modelo, ainda não foram confirmadas as suas caraterísticas técnicas, o que abre dois cenários para esta derivação “zero emissões” do Twingo. Sendo basicamente “irmão” do Smart Forfour, que é produzido na mesma fábrica, na Eslovénia, e agora é apenas 100% elétrico, não será de estranhar que o Twingo ZE tenha os mesmos 82 cv e uma bateria de iões de lítio com 17,6 kWh de capacidade. Mas há outro cenário possível que poderá tornar o novo modelo mais barato – estima-se um preço a partir de 15 mil euros na Europa – é que o Twingo ZE adote o sistema do City K-ZE que já se vende na China, ou seja, um motor de 45 cv e uma bateria de 30 kWh que lhe garante uma autonomia até 220 km (WLTP).

Apesar desta confirmação do Twingo elétrico (na imagem o Twin’Z Concept de 2013), os planos para lançar o mini-SUV City K-ZE (já disponível na China) no Velho Continente não foram colocados de parte. Aliás, aquele que deverá ser o modelo de acesso à gama elétrica da Renault poderá ter preços a rondar os 10 mil euros, com incentivos estatais. A marca francesa pretende acelerar o volume de modelos elétricos e híbridos de modo a conseguir cumprir confortavelmente com o limite médio de 95 g/km de emissões de CO2.

O grupo Renault aproveitou para anunciar que globalmente a venda de elétricos cresceu 23,5% para um total de 62.447 unidades. Destes, o Zoe reuniu 47 mil exemplares e o comercial Kangoo ZE cerca de 10 mil.

Deixe um comentário

*