Novo TDF-1 é um antigo F1 com 600 cv para track days

TDF-1

Modelo de pista para particulares é feito a partir de antigos Marussia e Sauber.

Os britânicos da TDF, especialistas em manutenção de carros de competição, aproveitaram uma frota de antigos modelos de Fórmula 1 e vai vende-los a particulares que queiram usá-los em “track days”. Os novos TDF-1 são basicamente reconversões do Marussia Virgin MVR02 de 2011 e do Sauber C31 de 2012. Na essência, será os modelos manterão o chassis, suspensão e sistema de travagem dos originais, acrescentando apenas o motor produzido pela própria TDF. Trata-se de um motor desenvolvido em conjunto com o preparador Mountune, um quatro cilindros turbo com 1730 cc a debitar na ordem dos 600 cv e capaz de atingir 9000 rpm. Este motor envia a potência para o eixo traseiro através de uma caixa semiautomática de seis velocidades. Anuncia uma velocidade máxima de 322 km/h e uma capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos. Sendo baseado em modelos de competição, o TDF-1 conta com um sistema DRS modificado que fecha automaticamente caso haja alguma instabilidade. A TDF diz que este novo modelo mantem 95% da performance dos F1 originais, sendo capaz de gerar 4G em curvas a alta velocidade e 4,5G em travagem.

O TDF-1 foi criado para ser mais fácil de utilizar do que um F1 moderno, com menos comandos no volante e com relações de caixa mais longas, o que obriga a que sejam necessárias menos passagens. Será comercializado com pneus macios, médios e duros. Além disso, a manutenção é significativamente mais em conta em comparação com um F1 convencional. A compra do modelo da TDF vem acompanhada de um curso de formação de condução, sendo ainda possível adaptar o banco e a pedaleira ao estilo de condução. Serão ainda fornecidos compartimentos específicos para transportar o carro.

Os preços e o volume da produção ainda não foram confirmados. Apesar disso, espera-se que venha a ser em números extremamente limitados e o preço possa rondar 1,8 milhões de euros.

Deixe um comentário

*