Toyota GR Yaris poderá ter versão menos “picante”

Toyota GR Yaris CVT Concept

A marca japonesa revelou um protótipo de uma versão desportiva intermédia com caixa CVT.

Enquanto apresentava ao público o GR Yaris, a grande estrela do Tokyo Auto Salon, a Toyota colocou discretamente no seu espaço uma nova versão desportiva do mesmo modelo em formato protótipo. Apelidado de GR Yaris CVT Concept, o modelo passou despercebido a grande parte dos visitantes que se deixaram “enganar” pelo exterior praticamente igual à versão com 261 cv de potência que tanto tem dado que falar.

Ainda assim, alguns olhares mais atentos repararam na existência de uma caixa de velocidades de variação contínua no interior. Especula-se que, tal como o nome indica, este modelo poderá vir a utilizar uma transmissão CVT da Toyota. Para além disso, ao analisar o veículo com um pouco mais de atenção, é percetível que as jantes, as maxilas e os discos de travão do concept são ligeiramente diferentes do novo GR Yaris de produção. De acordo com a CarsGuide, esta versão estará equipada com um motor de 1,5 litros naturalmente aspirado que debitará 120 cv de potência e 145 Nm de binário. A escolha deste motor recaiu, presumivelmente, por consequência de a caixa CVT não conseguir aguentar a potência e binário do motor 1.6 de três cilindros turbo do novo GR Yaris maior, de tração integral. Aliás, esta versão do GR Yaris, que se poderá vir a chamar GR Sport, possuirá apenas tração à frente.

A Toyota não confirmou nem desmentiu estes rumores quando interrogada pelos jornalistas, deixando em aberto a possibilidade de avançar para a produção deste Yaris GR Sport. De relembrar que a produção de um Yaris com um temperamento “morno” não seria novidade, pois já na anterior geração do modelo a marca japonesa desenvolveu uma versão GR Sport com 100 cv, com base no Yaris híbrido (e com caixa CVT).

Deixe um comentário

*