Ford RS200 irrepreensível vai a leilão

Ford RS200

Este exemplar do icónico modelo de ralis do Grupo B pode chegar aos 265 mil euros.

A Ford é uma das marcas com maior historial nos ralis e prova disso é a sua presença assídua na competição desde a primeira edição do WRC em 1973. Ao longo de mais de 40 anos, a marca norte-americana tem construído uma variedade de modelos dedicados ao desporto automóvel, mas nenhum deles é tão espetacular como o RS200 desenvolvido em específico para competir nos regulamentos do Grupo B.

Curiosamente, esses regulamentos ditavam que os construtores teriam de construir no mínimo duzentos exemplares de uma versão de estrada para poderem inscrever os seus modelos de competição no campeonato. A marca com sede em Dearborn acatou os requisitos e até decidiu fazer uma referência a essa necessidade quando escolheu o nome do modelo. Assim nascia o Ford RS200, uma “fera” com tração integral que possuía um motor turbo Cosworth de 1.8 litros com 253 cv de potência, colocado numa disposição central. A carroçaria, fabricada em fibra de vidro, foi desenhada pela Ghia e estava assente num chassis “space-frame” desenvolvido por engenheiros da F1 no qual, de forma a conseguir uma melhor distribuição de pesos, a transmissão foi montada à frente. A suspensão de triângulos sobrepostos com duplo amortecedor era “a cereja no topo do bolo”.

Esta unidade em específico, com o número de chassis #184, está pintada na cor “Diamond White” e possui o interior original com os bancos e o volante em vermelho. Este é, provavelmente, o Ford RS200 que se encontra em melhor estado de todas as unidades fabricadas. O conta-quilómetros marca apenas 1.923 km desde que saiu da fábrica. Talvez o aspeto mais impressionante seja mesmo os pneus 225/50 Pirelli P700 de origem montados nas jantes Speedline de 16 polegadas. Para além disso, a compra deste exemplar inclui ainda um conjunto de ferramentas original, todo o historial de serviço e ainda a brochura do modelo. Se está interessado, fique a saber que irá a um leilão organizado pela Silverstone Auctions no próximo dia 22 de fevereiro. O valor estimado situa-se entre os 205 e os 265 mil euros.

Deixe um comentário

*