Gordon Murray revela MOTIV

MOTIV View Gallery 6 photos

O modelo “com genes portugueses” foi desenhado sob a forma de uma “cápsula” modular.

A genialidade de Gordon Murray não se resume apenas à produção de supercarros. Para o provar, a marca fundada pelo designer apresenta agora um inovador veículo de mobilidade urbana desenvolvido em parceria com a Delta Motorsport e a itMoves, uma empresa portuguesa de consultoria e apoio à gestão de transportes. Para além disso, o projeto conta ainda com o apoio de um programa chamado “IDP14”, implementado pelo governo britânico, que promove o investimento em veículos “zero emissões”.

O veículo em questão foi apelidado de MOTIV e apresenta-se como sendo uma “cápsula” modular com lugar para um ocupante que utiliza uma plataforma patenteada pela Gordon Murray Design. Esta plataforma permite que seja construída uma estrutura leve, com apenas 450 kg, que respeite as normas de segurança. Ao mesmo tempo são conseguidas dimensões muito reduzidas: 2537 mm de comprimento, 1310 mm de largura e 1628 mm de altura. Já o motor é fornecido pela Delta Motorsport e produz 27 cv de potência graças a um conjunto de baterias de 17.3 kWh. Uma vez que foi desenhado para ser exclusivamente utilizado em espaços urbanos, a velocidade máxima está limitada nos 65 km/h. Segundo a empresa com sede em Guildford, o MOTIV conseguirá ter 100 km de autonomia, sendo possível carregar de 20 a 80% da bateria em 40 minutos.

Este projeto está agora à procura de parceiros com experiência na condução autónoma que possam ajudar a desenvolver a tecnologia em situações reais. A Gordon Murray Design vai apresentar o MOTIV a 11 de fevereiro na exposição “Mobility Re-imagined” em Londres e prevê que o modelo esteja pronto para ser produzido nos próximos 5 anos.

Deixe um comentário

*