RUF aposta em protótipo “off-roader” Rodeo

RUF Rodeo Concept View Gallery 10 photos

Trata-se de uma espécie de versão “baja” do SCR com 500 cv assinada pelo conhecido preparador de modelos da Porsche.

A RUF Automobile tem-se notabilizado há várias décadas pelas suas criações com base em modelos da Porsche, com especial destaque para o CTR Yellow Bird. A empresa alemã aposta agora no Rodeo Concept. Trata-se de um protótipo de um “off-roader” que partilha o seu chassis em fibra de carbono com o RUF CTR Anniversary e a gama SCR, acrescentando um sistema de tração integral, pneus de todo o terreno Michelin de dimensões maiores e umas molas com um curso maior. A RUF diz que o Rodeo Concept pode encaixar quer um motor de seis cilindros boxer sobrealimentado ou atmosférico, tal como o 4.0 de seis cilindros opostos com 510 cv e 471 Nm presente no SCR. Na consola central, existe um comando rotativo com a inscrição “Vorne” (“na frente”, em português), que permite ajustar a distribuição de potência entre o eixo dianteiro e o traseiro.

Visualmente, o RUF Rodeo Concept destaca-se pela carroçaria em duas tonalidades, riscas no capot, mas ainda por incluir uma caixa de carga no tejadilho, quatro luzes auxiliares na dianteira, proteção no para-choques dianteiro, proteções na zona inferior da carroçaria, revestimentos em couro castanho no interior, zona central dos bancos em tecido inspirado em padrões de origem “ameríndia” e um gancho de reboque. Nas imagens deste modelo inspirado nos buggies que correm em bajas é também possível ver uma pá encaixada na tampa do compartimento do motor. A RUF diz que o novo modelo inspirou-se em entusiastas norte-americanos, incluindo Bruce Meyer (fundador do Rodeo Drive Concours, que inspirou o nome do carro), o magnata e colecionador de automóveis Ralph Lauren e o colecionador californiano Phillip Sarofim.

A ideia de transformar Porsche 911 em modelos de rally ou de todo o terreno não é propriamente nova. Recorde-se a vitória de Vic Elford no Rally de Monte Carlo de 1968 aos comandos de um 911 T especialmente preparado para o efeito ou a participação de protótipos com base no 959 que venceu a edição do Paris-Dakar em 1984. O primeiro 911 de estrada com tração integral, o 911 964 Carrera 4, foi lançado em 1989.

A little bit country, a little bit race car. The RUF Rodeo Concept was conceived, designed, engineered, and built for one reason alone – we thought it would be fun! The car is the first ever off-road car with a carbon fibre monocoque making it light and sporty, but also ready to tackle any road. Inspired by our friends and RUF owners Bruce Meyer, Phillip Sarofim and Ralph Lauren.

Pubblicato da RUF Automobile GmbH su Lunedì 9 marzo 2020

Deixe uma resposta

*