Mercedes único com motor BMW vai a leilão

Hartge F1 View Gallery 3 photos

Este “Frankenstein” sobre rodas é uma autêntica heresia ao juntar componentes dos dois construtores rivais.

Atualmente, a transformação de veículos é um hábito cada vez mais comum entre os “petrolheads”. Nesta prática, são executadas soluções invulgares como a troca de motores entre modelos diferentes, o que resulta numa espécie de “Frankenstein” sobre rodas. Ainda assim, há sempre formas de acentuar esta peculiaridade e talvez o melhor exemplo disso seja este Mercedes-Benz 300E que vai ser leiloado.

Construído pela Hartge, uma empresa alemã conhecida por se dedicar a transformar modelos da BMW colocando-lhes motores sobredimensionados, este Mercedes-Benz da geração W124 recebeu um “transplante de coração”. O motor que passou a hospedar é conhecido pelo nome de código M88 e é o mesmo presente debaixo do capot de modelos icónicos como o BMW M1, o M635 (E24) ou o M5 (E28). No caso deste M88 em específico, o seis cilindros em linha foi ligeiramente alterado pela Hartge – o diâmetro dos cilindros foi aumentado e a taxa de compressão foi incrementada. O resultado são 330 cv de potência que são transmitidos às rodas através de uma caixa de velocidades proveniente do M635 (E24). De forma a lidar com todas estas alterações, a preparadora montou ainda uns amortecedores Bilstein e a suspensão foi recalibrada pelos engenheiros.

O veículo faz-se acompanhar por uma variedade de documentos que comprovam a sua história. Um “corpo” Mercedes-Benz com um motor BMW, um “casamento” que nunca pensámos ser possível de dois construtores que constituem uma das maiores rivalidades do mundo automóvel. Este 300E inigualável estará presente num leilão organizado pela RM Sotheby’s em Essen, Alemanha, com data remarcada para os dias 24 a 28 de junho, devido à pandemia do Covid-19.

Deixe um comentário

*