Lancia Hyena Zagato vai a leilão

Lancia Hyena Zagato View Gallery 6 photos

Foram fabricados 24 exemplares deste modelo feito com base no Delta HF Integrale Evo II.

A Lancia desenvolveu alguns dos automóveis mais vitoriosos no campeonato do mundo de ralis, entre os quais o recordista Delta HF Integrale que conquistou seis títulos de construtores consecutivos entre 1987 e 1992. Apresentado em 1986 no Salão de Turim, em Itália, não estava inicialmente previsto o modelo ser utilizado para competir no WRC, mas o término abrupto dos regulamentos do Grupo B ditou que assim fosse. Desde então foram produzidas diversas versões deste icónico veículo, entre as quais este Hyena Zagato.

A história começa em 1990, quando Paul Koot, um colecionador de clássicos, decide tornar o seu o Lancia Delta HF Integrale Evo II num modelo mais exclusivo. Para tal, o holandês resolve contactar a Zagato, o famoso carroçador, que acede ao seu pedido. De forma a criar algo verdadeiramente especial, a firma italiana opta por fabricar todos os painéis da carroçaria em alumínio utilizando processos artesanais. A escolha revela-se benéfica ao permitir reduzir o peso do veículo em cerca 190 kg. No caso do motor, este recebeu uma nova afinação e passou a debitar entre 250 e 300 cv de potência. Mesmo com um total de 24 exemplares produzidos, este modelo com o número de série #24 é especial, ao ter sido durante muitos anos o automóvel pessoal do principal impulsionador da ideia, Paul Koot. O desportivo está pintado na cor “Madras Blue” e é a última unidade produzida do Hyena Zagato.

Mesmo com o passar do tempo, o modelo trocou de mãos apenas uma vez e percorreu somente 14 mil quilómetros desde que saiu da fábrica. Este Lancia Hyena Zagato será agora pela RM Sotheby’s em Essen, na Alemanha – num evento que foi adiado (devido ao Covid-19) para junho do presente ano.

Deixe um comentário

*