Peugeot 205 T16 do Grupo B vai a leilão

View Gallery 24 photos

Este exemplar construído pela equipa britânica da Peugeot Sport foi exportado para os EUA, onde participou em várias provas.

A história da Peugeot como construtor de fábrica no desporto automóvel teve início em 1981, quando foi formada a equipa Peugeot Talbot Sport (PTS) liderada por Jean Todt, o atual presidente da FIA. Tendo como finalidade a participação no campeonato do mundo de ralis, o departamento desportivo da marca francesa desenvolve o mítico Peugeot 205 T16 – o qual pode ficar a conhecer através do nosso co-drive exclusivo na edição deste mês da autoDRIVE #31 (que pode encontrar nas bancas!).

Se tal como o nosso colaborador Francisco Mota tem o sonho de guiar este “monstro” do Grupo B, fique a saber que será leiloado um exemplar “irmão” do modelo de fábrica. Estamos a falar do 205 T16 Evo 1 com o número de chassis #S007 que foi construído pela equipa da Peugeot Sport do Reino Unido. Depois de ter sido preparado em 1984, este veículo foi exportado para os EUA e correu em diversas competições ao longo de cinco anos.

Em 2000, foi comprado por um empresário neozelandês que o restaurou “sem olhar a custos”, e lhe introduziu algumas ligeiras modificações com o objetivo de o tornar mais apropriado e eficaz para participar em ralis no início do século. Desde aí, vem sendo “tratado nas palminhas” no que toca manutenção e até chegou a ser convidado para participar em alguns eventos de renome como o Festival de Velocidade de Goodwood.

O modelo possui um motor de quatro cilindros turbo com 1.8 litros que debita, nesta especificação, à volta de 350 cv de potência e 450 Nm de binário. Este 205 T16 Evo 1 será agora leiloado num evento online organizado pela Silverstone Auctions no próximo dia 23 de maio. Não foi revelada qualquer informação acerca do preço, mas dado que se trata de uma oportunidade única acreditamos que deverá constituir uma pequena “fortuna”.

Deixe um comentário

*